Evento acadêmico

Cuidado na pandemia norteia atividades da Semana de Saúde Mental nesta quinta

O quarto dia da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social terá início nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, às 9h30, com a oficina de mindfulness, termo que alude ao treinamento mental para estimular a atenção plena. A atividade, que contará com a presença das psicólogas Suzan Caroline Such Ribeiro e Fabíola de Oliveira Lima, será transmitida pelo Google Meet.

Três atividades começam na sequência, às 10h. O encontro Medo, perdas e luto: vamos falar disso terá como foco a angústia das pessoas com o agravamento da pandemia no Brasil. A atividade é organizada pelo Serviço de Atenção ao Estudante de Letras (Sael) e exige inscrição prévia feita por formulário eletrônico.

Roda de conversa abordará os impasses associados ao sofrimento mental na formação e atuação em psicologia. No evento, as docentes do Departamento de Psicologia Tereza Cristina e Claudia Penido discutirão a contradição inerente à profissão do psicólogo, que precisa discutir e pensar no outro, mas muitas vezes não aborda as próprias demandas em saúde mental. A conversa será transmitida pelo Google Meet

Para completar a rodada tripla de atividades pela manhã, o canal da Proex, no Youtube, transmitirá sessão sobre política e construção em rede relacionada à saúde mental no ambiente universitário. O encontro reunirá o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, e as professoras Maria Aparecida Moura, Joana Ziller e Teresa Kurimoto.

Psicologia na educação
Com o objetivo de discutir as possibilidades de intervenção da psicologia no campo educacional, os psicólogos Gisele Duarte Santos e André de Carvalho Bandeira Mendes apresentarão, a partir das 14h, suas experiências desenvolvidas no Setor de Atenção Escolar do Colégio Técnico (Coltec), com base em intervenções em casos de agravamento da saúde mental dos alunos. O evento será transmitido pelo Google Meet. Recomenda-se inscrição prévia via formulário eletrônico.

No mesmo horário, o encontro O cuidado em saúde mental no território vai propiciar a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais sobre o cuidado em saúde mental. A atividade reunirá as professoras Cláudia Maria Filgueiras Penido e Ana Clara Rocha Franco, do Departamento de Psicologia da Universidade. As inscrições podem ser realizadas via Google Forms

Às 15h, será apresentado um trabalho de conclusão de curso de autoria da estudante de graduação Teresa Emanuelle Pantuzzo Luziano, sob orientação da professora Simone Costa de Almeida. O estudo apresenta as estratégias que as universidades brasileiras têm utilizado para abordar os quadros de adoecimento mental dos estudantes com base em resultados de pesquisas. A transmissão ocorrerá pelo Meet.

Bruna Perillo, Teresa Kurimoto, Janaína Mara e Etel Rossi promoverão a roda de conversa Pedagogia da escutatória: o espaço de acolhimento das universidades. A mesa-redonda, que não exige inscrição prévia, será transmitida pelo Zoom, também a partir das 15h.

Uma hora depois, a atividade Falando sobre produtividade em tempos de pandemia refletirá sobre as autocobranças excessivas e o pensamento acelerado no cenário do ensino remoto emergencial. O intuito do evento é provocar reflexões sobre possibilidades e modos de enfrentamento construtivos. A atividade, promovida pelo Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, terá transmissão pelo Zoom e exige inscrição prévia.

Luta antimaniconial
Inspirados no poema e documentário A casa dos mortos, a psicóloga judicial Nívia Teixeira e o doutor em Ciências da Educação Sérgio Grossi promoverão debate sobre a luta antimanicomial. O poema foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. O encontro, que acontecerá às 17h, será transmitido pelo Meet e não exige inscrição prévia.

A Biblioteca Humana disponibilizou para empréstimo oito livros que versam sobre o ativismo e a vivência no campo da saúde mental e da luta antimanicomial. Também às 17h, cinco dessas obras serão apresentadas e discutidas por Maria Stella Goulart, Paulo Evangelista e Laura Fusaro. A atividade ocorrerá via Microsoft Teams, e as inscrições devem ser feitas no Google Forms.

Paradas para o cuidado
Às 17h30, via Meet, a atividade Entre toques e telas: pequenas paradas para gestão do cuidado apresentará técnicas de relaxamento, conscientização e sensibilização corporal que podem auxiliar na gestão diária do cuidado, tendo em vista a presença dominante das telas no ensino e no trabalho. A apresentação será feita pelo psicólogo e doutorando Thiago de Sousa Freitas Lima.

Para encerrar o conjunto de atividades desta quinta, o canal da Diretoria de Relação Internacionais no YouTube transmitirá a conferência da pró-reitora de Extensão e psicóloga Claudia Mayorga. Ela vai falar sobre a política de cuidado com as mulheres. A live, promovida pela Cátedra Unesco na UFMG, dispensa inscrição prévia.

Descrição Imagem
Identidade visual da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG Douglas Salustiano | Cedecom UFMG