Cursos

Curso de teatro com foco em pessoas trans recebe inscrições para o primeiro semestre

O projeto Teatre: processos criativos em artes cênicas, que desenvolve atividades relacionadas ao universo teatral em uma abordagem trans, está recebendo inscrições de novos integrantes até 28 de fevereiro de 2024. Metade das vagas está reservada a pessoas trans.

As aulas, gratuitas, serão divididas em duas fases: a primeira prevê orientações que trabalham as noções de corpo, voz e interpretação, em que todos participarão de 2 de março a 27 de abril. O segundo módulo, de 4 de maio a 29 de junho, será constituído de ensaios para a mostra final, em que a participação é opcional.

O curso, presencial, ocorrerá aos sábados, das 9h às 12h, nas instalações do anexo do Teatro na Escola de Belas Artes da UFMG, no campus Pampulha. Os participantes receberão certificado ao final do curso.

Escritas autobiográficas e autoficção
A formação oferecerá noções sobre postura vocal, cênica e corporal, por meio do improviso e de possíveis escritas autobiográficas ou de autoficção para o desenvolvimento das práticas. Cenas autorais serão montadas durante as aulas, com base em dados experimentais em sala de ensaio.

O curso, coordenado pelo professor Ricardo Figueiredo, foi idealizado por Madu Machado e Dolly Trindade de Araújo, bolsistas-professoras, travestis e estudantes da graduação em Teatro.

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, que também oferece mais informações sobre o projeto. Dúvidas podem ser esclarecidas por mensagens enviadas ao e-mail teatreprocessoscriativos@gmail.com.

Descrição Imagem
Cartaz do espetáculo 'Vânia', montado por alunos do projeto de extensão Teatre Imagem: Divulgação

Teatre: Processos Criativos em Artes Cênicas
Inscrições: até 28 de fevereiro de 2024