Curso do DCC abordará fundamentos da cibersegurança; inscrições estão abertas

Estão abertas, até 30 de novembro de 2021, as inscrições para o curso Introdução à ciência de dados aplicada à cibersegurança. Coordenada pela professora Michele Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, que integra o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade (CNPD), a formação visa atualizar os profissionais da área em temas relacionados à segurança na computação.

O curso, que será realizado a distância, de 1 de dezembro deste ano a 28 de fevereiro de 2022, visa proporcionar ao aluno um primeiro contato com o tema, por meio de aulas teóricas e práticas que serão ministradas durante 40 horas. Ele pretende cobrir o conteúdo relacionado às plataformas utilizadas em ciência de dados (Kaggle, Jupyter e especificidades de Python) e os principais problemas relacionados à cibersegurança, vazamentos de informações e phishing, entre outros temas.

O curso é direcionado a profissionais e estudantes de graduação ou pós-graduação em Ciências da Computação e tem como pré-requisito o conhecimento em lógica de programação e fundamentos de estatística. Serão ofertados quatro módulos abrangendo introdução sobre o tema, ferramentas, visualização dos dados e estudos de caso.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o Portal da Fundep. Há 100 vagas, 10 delas reservadas a bolsistas. O investimento é de R$ 800 para estudantes da graduação e R$ 1 mil para profissionais. Nos dois casos, o valor pode ser quitado em três parcelas. Mais informações estão disponíveis na página do curso.