Evento acadêmico

Curso online aborda questões psicossociais na educação bilíngue

O Aperfeiçoamento em Educação Bilíngue (AEB) e o Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale) abriram inscrições para o curso online de extensão Questões psicossociais em educação bilíngue, que será ministrado pelo professor Ricardo Augusto de Souza, da Fale.

O curso foi desenvolvido para educadores que se dedicam ao ensino interdisciplinar bilíngue (professores da educação básica de todas as disciplinas, pedagogos, gestores e coordenadores, assessores ou consultores do mercado editorial) e outros interessados.

O objetivo é introduzir quadros teóricos e conceitos que propiciam a identificação e a abertura de perspectivas de encaminhamentos acerca de possíveis questões da vivência discente e docente em educação bilíngue – especificamente no que se refere a efeitos do simbolismo e relativo prestígio social das línguas nos processos de subjetivação de falantes bilíngues e a expectativas sobre as capacidades cognitivas apoiadas e/ou resultantes do processamento da linguagem por bilíngues.

São oferecidas 54 vagas, e as inscrições poderão ser feitas até 31 de julho, no site Extensão Universitária da UFMG. Os candidatos devem ter curso de graduação completo.

O curso será terá encontros todas as segundas-feiras do mês de agosto (dias 5, 12, 19 e 26), das 19h às 20h30, somando 30 horas-aula.

O edital e o cronograma estão no site do AEB. Outras informações podem ser obtidas pelo email aebfaleufmg@gmail.com, no perfil da AEB no Instagram e pelo Whatsapp (31-98803-6762).

O professor
Ricardo Augusto de Souza é bacharel em psicologia, mestre e doutor em linguística aplicada, sempre pela UFMG. Fez estágios de pós-doutorado nas universidades de Massachusetts e Nova York, ambas nos Estados Unidos

Professor de língua inglesa e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, atua como pesquisador na área de psicolinguística, com foco principal na psicolinguística do bilinguismo, e também na área de linguística aplicada, com foco em representações sobre o bilinguismo na educação bilíngue. Atualmente, seu ensino de graduação é centrado na descrição e análise linguística da morfofonologia e da morfossintaxe do inglês, no estudo psicolinguístico do bilinguismo e da aprendizagem de segunda língua e nos corolários políticos e subjetivos da difusão do inglês como língua franca.

(Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG)

Descrição Imagem
Ricardo de Souza: pesquisas nas áreas de psicolinguística e linguística aplicada Foto: Acervo pessoal