Evento acadêmico

Desfiles de moda na Belas Artes retratam 'os vários Brasis'

Nesta quarta e na quinta, 6 e 7 de dezembro de 2023, estudantes do curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG apresentarão suas coleções em desfiles com o tema Os vários Brasis. As apresentações serão no Piscinão e no hall de entrada da EBA, das 19h às 22h30. Dezoito desfiles serão realizados hoje, e 22, amanhã.

Pensar e criar uma coleção-cápsula foi a proposta do professor Tarcisio D’Almeida aos estudantes na disciplina Pesquisa de moda II, do quarto semestre de Design de Moda. "O desafio foi que os alunos, cada um à sua maneira e de acordo com seu recorte inspiracional, pesquisassem o tema geral e apontassem qual aspecto dos vários Brasis escolheriam e desenvolveriam em seu processo criativo", explica.

As aves brasileiras, a roqueira Rita Lee, a cultura e o pão de queijo mineiros, as flores, a tropicália, a urbanidade industrial, as vilãs de telenovelas, o futebol do Brasil, as jabuticabas, as migrações, as raízes, os preconceitos, as referências baianas, os santos e matrizes religiosas afrobrasileiras são alguns dos recortes estabelecidos pelos estudantes a partir do tema principal. Portanto, aspectos históricos, artísticos, culturais, sociais, ambientais, econômicos tangenciam as coleções dos discentes.

Será apresentado ainda, pela primeira vez para o público mineiro, o desfile da coleção Fête de la bêtise: a celebração da estupidez humana, de um sexteto de discentes do curso de Design de Moda que foi uma das oito equipes de estudantes finalistas do disputado Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil 2023, a Semana de Moda do Ceará. Esse desfile especial abrirá a programação da quinta-feira, 7.

Jornalismo de moda
Outra novidade na edição deste ano dos desfiles da disciplina é a cobertura jornalística que alunos da disciplina Tópicos em moda: jornalismo de moda farão para a Verve: Revista de Jornalismo de Moda, publicação cujo número inaugural terá reportagens sobre o ensino nesse campo em Minas Gerais. Também farão parte da publicação uma entrevista com a semióloga Lucia Santaella e matérias sobre todas as coleções, entre outras pautas.

Descrição Imagem
Desfiles se inspiram em amplo leque de aspectos de brasilidade Imagem: Mayra Santos (arte-colagem) e Tarcísio D'Almeida (arte gráfica)

Desfiles Os vários Brasis
6 e 7 de dezembro, das 19h às 22h30