Evento cultural

Domingo no Festival de Inverno: Ricardo Aleixo interpreta canções e poemas-panfletos no Conservatório

Canções e poemas-panfletos que compõem a obra intermídia Revide verso, do artista Ricardo Aleixo, são a atração deste domingo, 23 de julho de 2023, da programação do 55º Festival de Inverno UFMG. A apresentação será realizada no Conservatório UFMG, a partir das 20h.

Revide verso é resultado de três décadas de produção do poeta com base no conceito de resistência ativa, do qual deriva uma poética indissociável da ética e da tentativa de reflexão sobre questões relacionadas ao tempo presente. O show terá participações especiais do violonista Alvimar Liberato e da performer Natália Alves

Entre as canções, destacam-se Positivismo, com melodia de Gilvan de Oliveira, que estabelece um paralelo entre a destruição do Arraial de Canudos e a fundação de Belo Horizonte, em 1897, e Aconteceu maravia, texto e música de Aleixo dedicada ao pensador Ailton Krenak.

Artista intermídia e pesquisador de literaturas, outras artes e mídias, Ricardo Aleixo recebeu da UFMG, em 2021, o título de Notório Saber, equivalente ao grau de doutor. Tem 18 livros publicados, entre os quais Modelos vivos (Ed. Crisálida, 2010) e Extraquadro (Ed. Impressões de Minas/LIRA, 2021), um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti em 2022. Suas obras mesclam poesia, prosa ficcional, filosofia, etnopoética, antropologia, história, música, radioarte, artes visuais, vídeo, dança, teatro, performance e estudos urbanos. Aleixo tem obras expostas nas mostras permanentes Rua da língua e Falares no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Por amor ao gesto
Neste domingo, também se inicia a residência Por amor ao gesto, parte da exposição Cartas aos escritores do meu ramo. Durante dois dias (23 e 24 de julho, das 9h às 12h), a poeta e arte-educadora Angela Castelo Branco será uma legente das mãos em escrita e bordado, estudando fragmentos, texturas, gestos e materialidades das cartas da escritora Maria Gabriela Llansol enviadas para a professora Lucia Castelo Branco e seus alunos. Esse processo dará origem a intervenções, esculturas têxteis e um ambiente de ateliê aberto.

A participação na atividade, que será realizada na Sala de Experimentação da Imagem do Centro Cultural UFMG, é gratuita, aberta ao público e não exige inscrição prévia. Basta o interessado comparecer nos dias e local da atividade.

Angela Castelo Branco é doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. É fundadora d’A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura, Educação e criadora do curso de Pós-graduação Gestos de escrita como prática de risco. Desde 2011, desenvolve projetos de arte-educação que associa literatura às artes visuais.

Exposições
Durante todo o Festival, cinco exposições estão abertas para visitação, sendo três no Centro Cultural, uma no saguão da Reitoria e outra no Espaço do Conhecimento. Todas têm entrada gratuita. Shirley Paes Leme é a autora dos trabalhos expostos em Respiração, que trata da relação dos filtros de ar-condicionado com a respiração. Em Carta aos escritores do meu ramo, Lucia Castello Branco reúne correspondências que trocou com a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, além de seus manuscritos e publicações.

Edgar Kanaykõ Xakriabá assina a exposição Marco ancestral, com fotografias que trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. Culturas de resistência – Substratos transformadores, com curadoria de Fabrício Fernandino e Mateus Souza, reúne desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade que evocam a noção de resistência cultural.

Mundos indígenas, no Espaço do Conhecimento, apresenta a história dos povos indígenas pelo olhar de curadores indígenas dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop.

A programação, gratuita, segue até o dia 27 com mesas-redondas, shows, oficinas e mostras de diferentes manifestações culturais do país.

Descrição Imagem
Ricardo Aleixo: trabalho artístico baseado no conceito de resistência ativa Foto: divulgação

23 de julho de 2023

Conservatório e Centro Cultural UFMG