Evento acadêmico

Em aula magna, pesquisador britânico fala sobre mudanças climáticas e o futuro das florestas tropicais

Mudanças climáticas e o futuro das florestas tropicais é o tema da aula magna que o Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB promove nesta quinta-feira, 12 de março de 2020, às 14h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), no campus Pampulha. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, abre as atividades acadêmicas dos programas de pós-graduação do ICB. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Haverá emissão de certificado para os participantes.

A conferência será ministrada em português pelo professor Jos Barlow, do Departamento de Ciência da Conservação da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Ele trabalha na Amazônia Brasileira desde 1998 e estuda o impacto das atividades humanas sobre a biodiversidade das florestas tropicais e as funções e serviços nesses ecossistemas.

Editor chefe da revista Journal of Applied Ecology, Barlow falará sobre seus estudos que buscam quantificar os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade das florestas tropicais e sobre o desenvolvimento de ferramentas preditivas e estratégias para a conservação e o manejo florestal.

Ameaças, limitações e gerenciamento
Barlow vai destacar as várias ameaças interagentes das mudanças climáticas, choques climáticos e uso humano da terra fora da própria floresta. O pesquisador também analisará as limitações da recuperação da floresta, aspectos relacionados à determinação da perda de biodiversidade e a necessidade de se rever estratégias de gerenciamento. “Tentarei indicar caminhos para que as comunidades científicas e profissionais possam trabalhar juntas para incorporar a mudança ambiental global no manejo florestal”, antecipa.

Jos Barlow afirma que muitas das diretrizes sobre manejo de florestas tropicais em reservas de uso sustentável ou estritamente protegidas concentram-se em questões locais, como estabelecer limites de caça ou extrair madeira, e definir a configuração espacial e a extensão das zonas de exclusão. “No entanto, as florestas tropicais enfrentam um process de mudanças ambientais sem precedentes na história”, alerta.

Descrição Imagem
Foto aérea de trecho da Floresta Amazônica nas proximidades de Manaus, capital do estado do Amazonas Neil Palmer/CIAT/Flickr/CC BY-SA 2.0

Ficha técnica

Ameaças, limitações e gerenciamento