Político-administrativo

Em coletiva, Ipead apresenta pesquisa sobre gastos com material escolar em janeiro

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead-MG) promove, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020, coletiva de imprensa para anunciar os resultados dos estudos realizados no mês passado, com destaque para a pesquisa especial sobre o dispêndio com material escolar. O encontro será realizado no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha, a partir das 15h.

De acordo com dados antecipados pelo Instituto, 85,39% dos entrevistados que tiveram gastos com material escolar em 2020 pretendiam adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As estratégias Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos  e Reutilizar material escolar do ano anterior continuam sendo as opções mais citadas pelos consumidores nos últimos cinco anos. O destaque do ano de 2020 foi a queda na posição do item Ir às compras com antecedência, que passou da terceira para a quinta posição. O Ipead também verificou que os consumidores estavam menos propensos a realizar compras em conjunto com outros pais para negociar descontos.

Humor e custo de vida
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) iniciou 2020 registrando uma melhora no humor dos consumidores. A componente Situação econômica do país foi a que mais contribuiu para a alta do mês de janeiro.

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, subiu no mês de janeiro de 2020 na comparação com dezembro de 2019. O resultado foi obtido com base em pesquisa de preços dos produtos e serviços agrupados em 11 itens agregados. As maiores altas do mês foram registrados entre os alimentos in natura, despesas pessoais e produtos administrados.

Após grande alta em dezembro de 2019, o custo da cesta básica apresentou queda no primeiro mês de 2020. O principal responsável foi a redução no preço da carne chã de dentro. A Selic iniciou o ano no mesmo patamar que encerrou 2019, com uma taxa de 4,5% a.a. estabelecida na última reunião do Copom, em dezembro passado.

A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentou queda em relação às taxas praticadas no mês anterior, com destaque para a taxa do cheque especial que teve redução significativa em relação aos períodos anteriores. Entre as taxas para pessoa jurídica, a maioria apresentou alta. As taxas de captação, em sua maioria, também registram queda em relação ao mês anterior.

Durante a coletiva, os profissionais envolvidos nas pesquisas estarão à disposição para apresentar os resultados e esclarecer dúvidas.