Evento acadêmico

‘Encontro afetivo-acadêmico’ marca chegada e despedida de professores do Departamento de Filosofia

A mesa-redonda Percursos filosóficos, que será realizada nesta terça-feira, 8 de junho de 2021, pelo Departamento de Filosofia da UFMG, reunirá o professor visitante Giuseppe Ferraro, recém-incorporado ao seu quadro de docentes, e a professora Telma Birchal, que se aposentou no mês passado, juntamente com a secretária do Departamento, Edilma Fernandes, que também será homenageada. O evento, que começa às 17h30, será transmitido pela plataforma YouTube e pelo Facebook.

“Trata-se de um encontro acadêmico-afetivo e de um passeio pelas filosofias moderna e oriental (indiana), especialidades de nossos palestrantes, e pela memória de seus percursos na pesquisa e no ensino da filosofia”, resume a professora Maria Cecília Miranda, chefe do Departamento de Filosofia. Ela será uma das mediadoras do encontro juntamente com os professores Rogério Antônio Lopes, coordenador do Colegiado de graduação, e Walter Romero Menon Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Giuseppe Ferraro é mestre em Filosofia e em Ciência Política pela Università degli Studi di Roma La Sapienza e doutor em Filosofia pela UFMG com a tese Verdade ordinária e verdade suprema como bases dos ensinamentos budistas no pensamento de Nagarjuna. O trabalho lhe valeu o Prêmio UFMG de Teses, menção honrosa no Prêmio Capes de Teses e o prêmio de melhor tese da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof).

Telma Birchal é doutora em Filosofia pela USP, na área de História da Filosofia Moderna. É autora do livro O eu nos ensaios de Montaigne e de vários artigos sobre o próprio Montaigne, além de Pascal e Descartes. Fez residência pós-doutoral na Universidade de Oxford, na área de ética e bioética, e estágio sênior na Notre Dame University. Telma Birchal publicou artigos sobre ética e reprodução humana e orientou teses em bioética e ética evolucionista.

Descrição Imagem
Telma e Ferraro abordarão seus percursos no campo da filosofia Divulgação