Orquestra de Choro alia tradição e modernidade em concerto no Quarta Cultural
Nesta quarta-feira (24), às 12h30, o projeto Quarta Cultural, do Conservatório UFMG, recebe a Orquestra de Choro da UFMG, sob a direção do professor Lucas Telles. O grupo reúne alunos de diversos percursos curriculares da Escola de Música – bacharelado, licenciatura, música popular e musicoterapia – e colaboradores externos. Sua formação instrumental é ampla, com flautas, saxofones, trompete, trombones, baixo acústico, violões, cavaquinhos, piano, guitarra elétrica, acordeom, violino, vibrafone, percussão e bateria.
O repertório transita pelas raízes e pelas novas expressões do choro. Entre os compositores revisitados estão clássicos como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Moacir Santos, Radamés Gnattali e Cristóvão Bastos, e mineiros como Geraldinho Alvarenga, Belini Andrade e Juarez Moreira. A Orquestra também executa arranjos e composições de docentes e discentes da Escola de Música, fortalecendo os elos entre tradição, inovação, criação e performance.
A Orquestra de Choro da UFMG é um projeto de ensino e extensão da Escola de Música. Fundada em 2018, pelo professor Marcos Flávio Freitas, o grupo surgiu da disciplina Práticas interpretativas do choro com o objetivo de aprofundar o estudo e a prática do gênero, combinando formação acadêmica e atuação artística.
