Evento cultural

Entrevista-show com Toninho Horta é a atração do penúltimo dia do 53º Festival de Inverno

A programação da 53ª edição do Festival de Inverno UFMG será iniciada nesta sexta-feira, 30 de julho de 2021, às 10h, com a roda de conversa Literatura e música popular: Minas, modernidade e cosmopolitismo, que debaterá a relação entre literatura e música popular. O foco são as obras de escritores, poetas e cancionistas que trazem em seus trabalhos questões que dialogam com as temáticas da cultura popular, da modernidade brasileira e do cosmopolitismo. Participarão da conversa o pesquisador e professor de Literatura Alexandre Faria, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o professor e doutor em Literatura da PUC-Rio Júlio Diniz.  A mediação será feita pelo professor Roniere Menezes, do Cefet-MG.

Às 17h, o professor Wander Melo Miranda, da UFMG, conversa com a professora Marília Rothier Cardoso, da PUC-RJ, sobre a obra memorialística de Pedro Nava e o livro de memórias Menino sem passado, de Silviano Santiago. A análise será feita com base em duas metáforas (restauração e enxertia, respectivamente), que revelam modalidades distintas de escrita, ora voltada para a ideia da reminiscência como complemento (Nava), ora como suplemento (Santiago), delineando diferentes perspectivas discursivas de elaboração da história pessoal do memorialista e da história social brasileira. A mediação será feita pela professora da UFMG Eneida Maria de Souza, que atua na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Macunaíma e os indígenas
O artista multimídia e curador independente Jaider Esbell ministrará a palestra Rever Makunaíma, às 18h30. Ele é oriundo do povo Macuxi, em Roraima, que adota o Macunaimî como entidade superior. Na conversa, o artista vai especular sobre como o Macunaíma de Mário de Andrade, o herói sem caráter, poderia representar os sujeitos indígenas que despertam o mundo artístico, intelectual e político para o ato-reivindicação de outro lugar para o mito, que seria, também, outro lugar para a autoria, ilustrando as apropriações, os deslocamentos e as invisibilidades. A conversa será mediada pela professora Lucia Gouvêa Pimentel, da Escola de Belas Artes da UFMG.

Às 19h30, curadores da nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG conversam sobre os desafios impostos à montagem. Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e promove uma viagem ao sertão do escritor João Guimarães Rosa por meio de suas representações na música, nos bordados, na dança, na culinária, nas brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais e na literatura. A definição da plataforma de navegação, do funcionamento do site, da interação com os visitantes-usuários, da estruturação das oficinas com o público e dos processos de mediação será discutida durante o bate-papo mediado por Sara Moreno, gestora cultural e diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Na sequência, será exibida a textura sonora Col a Col, Cantarol, com concepção e montagem de Sérgio Bairon. Textura sonora é o trabalho de composição conceitual, por meio de montagens criativas, que reúne voz, música, sons e texto e mescla literatura, narrativas orais e sons da paisagem, entre outros elementos. As texturas foram criadas pelo projeto MinasMundo para o Festival de Inverno UFMG e unem passagens de O recado do morro, de João Guimarães Rosa, aos sons, cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entornos.

Conversa musical
O último evento da noite, às 20h35, reúne o guitarrista e compositor Toninho Horta e o compositor, arranjador e instrumentista Mauro Rodrigues, no âmbito da série Conversas musicais. Mauro Rodrigues conduz uma entrevista-show com Toninho Horta, que apresenta canções emblemáticas de sua carreira e músicas que foram referências em sua trajetória. Os dois conversam ainda sobre aspectos musicais das obras, da performance e da memória musical do aclamado guitarrista e compositor mineiro, vencedor do Latin Grammy 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

A programação desta sexta está disponível no site do Festival. Todas as atrações serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no YouTube.

Descrição Imagem
Mauro Rodrigues e Toninho Horta farão um bate-papo musical na noite desta sexta Divulgação | 53º Festival de Inverno UFMG