Evento acadêmico

Escultura de Jorge dos Anjos na Pampulha dialoga com raízes afro-brasileiras de BH em livro que será lançado hoje e amanhã

Duas mesas de conversa, que serão sediadas no Centro Cultural UFMG e na Casa do Baile, em Belo Horizonte, marcam, nesta semana (respectivamente, na sexta, 2, e no sábado, 3 de junho de 2023), o lançamento do livro Portal da memória: a poética construtiva de Jorge dos Anjos na paisagem da cidade, organizado pela pesquisadora Maria Tereza Dantas Moura e pela professora Rita Lages Rodrigues, da Escola de Belas Artes da UFMG.

Na obra, dialogam o Portal da memória, instalado em 2007 na orla da Lagoa da Pampulha para proteger da depredação a famosa escultura de Iemanjá, e as raízes afro-brasileiras da capital. Os textos contêm reflexões sobre patrimônio, diáspora, religiosidade, liberdade e formação social.

Segundo o material de divulgação do livro, o Portal da memória pode ser considerado a criação mais emblemática de Jorge dos Anjos na cidade. Trata-se de uma imensa escultura de ferro oxidado, com desenhos de símbolos religiosos das matrizes afro-brasileiras. “A peça imponente pode simbolizar o olhar da população negra e suas vivências, lembranças e culturas, não raro amordaçadas e negadas”, afirma-se no texto. Localizada na Pampulha, que por muito tempo foi espaço restrito à elite branca, a peça foi concebida como uma espécie de reparação histórica.

“Desenvolvo minha arte pensando nas raízes africanas, e é importante que a escultura esteja em um lugar a que todos têm acesso”, afirma o artista de Ouro Preto (MG), que se formou com nomes como Nuno Mello, Ana Amélia e Amílcar de Castro. Reconhecido no Brasil e no exterior, ele produz esculturas principalmente em chapas de ferro oxidado, mas também em pedra-sabão e madeira. Jorge dos Anjos já expôs em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e a galeria Souza Edelstein, em Nova York.

Múltiplos significados
Maria Teresa Moura iniciou a pesquisa sobre o Portal da memória ainda na graduação, motivada “pela beleza da escultura, por seus múltiplos significados e pelas possibilidades de desenvolvimento da pesquisa na área da preservação do patrimônio cultural”. Jorge dos Anjos fez as ilustrações e concedeu uma entrevista para o livro, e Flávio Vignoli é o responsável pelo projeto gráfico.

Tereza Moura é conservadora-restauradora formada na UFMG, com mestrado em Artes na linha de preservação do patrimônio cultural, e Rita Lages é historiadora e leciona história e teoria da arte na Escola de Belas Artes. O livro tem apresentação de Regina Helena Alves da Silva, professora das pós-graduações em História e Comunicação Social da UFMG, e posfácio de Vanicléia Silva Santos, vinculada ao Departamento de História da Universidade e atualmente curadora de arte africana no Penn Museum University of Pennsylvania (EUA).

Nos encontros de lançamento, serão distribuídos exemplares do livro. Participarão das mesas Rita Lages, Tereza Moura, Jorge dos Anjos, Carolina Ruoso, professora da Escola de Belas Artes, e Regina Helena Alves da Silva (esta última, apenas no Centro Cultural UFMG).

Livro: Portal da memória: a poética construtiva de Jorge dos Anjos na paisagem da cidade
Organizadoras: Maria Tereza Dantas Moura e Rita Lages Rodrigues
112 páginas | Gratuito
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte