Evento cultural

Espaço do Conhecimento inicia programação especial para o Novembro Negro

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Espaço do Conhecimento UFMG prepara programação diversa para o mês de novembro, que inclui, na primeira semana, exposição de obras de arte, brincadeiras e contação de histórias acessível em libras.

A mostra Reflexões urbanas, na Fachada Digital, terá início no dia 1º e seguirá até o dia 30, sempre a partir das 18h, com uma seleção de obras da belo-horizontina Lídia Viber. A artista, que começou retratando os bairros periféricos da Zona Leste de Belo Horizonte como meio de resistência e transcendência, constrói, em telas, murais e graffitis, uma narrativa visual que explora a dinâmica da vida urbana. 

A oficina Jogos e brincadeiras africanas, no dia 5 de novembro, às 15h, vai utilizar como referência o livro Brincadeiras africanas para a educação cultural, a fim de promover a brincadeira dentro do espaço do museu e abordar as contribuições dos povos africanos para a formação da cultura brasileira.

No dia 4 de novembro, às 14h, o projeto Sábado com libras vai abrigar contação de histórias de países do continente africano, em especial das culturas akan, banto, iorubá e zulu. A ideia é conduzir para uma reflexão sobre as diferenças culturais dentro do continente, questionando a noção de uma África única e homogênea. O evento é acessível na Língua Brasileira de Sinais.

Mais informações estão no site do Espaço do Conhecimento.

Descrição Imagem
O mural 'Retorno', de 652 m², na fachada cega do edifício Cartacho, é uma das obras de Lídia Viber Foto: Bruno Filipi

Ficha técnica

Novembro Negro 
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte)
Entrada gratuita

Serviço

30 de outubro a 5 de novembro de 2023

Espaço do Conhecimento UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca