Evento acadêmico

Especialista britânico aborda percepções sobre a deficiência em aula inaugural

Ver cartaz do evento >

Nesta quarta, 27 de abril, às 14h, o professor britânico Tom Shakespeare dará a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, com o tema Compreendendo a deficiência. A apresentação será virtual, transmitida pelo canal do curso no YouTube, com acesso gratuito para o público geral. A fala será traduzida para o português e acessível em Libras.

Tom Shakespeare, sociólogo e bioeticista, atuou como técnico da equipe de Deficiência e Reabilitação da Organização Mundial da Saúde em Genebra, onde contribuiu para a produção do Relatório Mundial sobre Deficiência de 2011. Ele ministrou palestras nas Nações Unidas e em diversos países. É autor de obras consideradas de muita relevância sobre as políticas relacionadas à deficiência, entre outros temas. Na conferência, ele vai abordar, particularmente, as diversas percepções sobre a deficiência.

“Promover o diálogo com pesquisadores de referência na área de acessibilidade e inclusão é muito relevante para a formação dos nossos estudantes. É fundamental conhecermos diferentes pontos de vista, de forma crítica, para ampliarmos a nossa visão em um movimento anticapacitista e de democratização dos mais diversos espaços para as minorias sociais”, comenta a professora Terezinha Rocha, coordenadora da formação.

Serão emitidos certificados para as pessoas que participarem ao vivo. Não é necessária inscrição prévia, e o registro será feito por link que será disponibilizado no chat do canal no YouTube durante o evento.

Diferentes unidades
A formação transversal conta com a participação de mais de 40 professores de diferentes unidades da UFMG e recebe, a cada ano, mais de 500 matrículas de estudantes da Universidades e outras da comunidade externa. São ofertadas, por semestre, cerca de 12 disciplinas relacionadas a temas como educação, direito, saúde, cultura, artes e representações na mídia.

A partir deste semestre, os alunos poderão integralizar um crédito (15 horas) pela participação em eventos relacionados à temática da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse o Instagram e Facebook da Formação.

Descrição Imagem
Tom Shakespeare atuou no Parlamento e no governo britânicos Divulgação