Evento cultural

Espetáculo de grupo do TU revê mito grego de Medeia à luz da cultura afrobrasileira

O Centro Cultural UFMG recebe, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2023, às 19h30, a peça teatral Além do rio, resultado final da disciplina Interpretação III do curso técnico do Teatro Universitário. A peça foi produzida pelo grupo Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, coordenado pelo professor Rogério Lopes, que também assina a direção do espetáculo. A direção musical é de Júlia Tizumba.

O enredo é centrado na musicalidade e corporalidade de inspiração afrodiaspórica, personificadas pela equipe do espetáculo, formada em sua maioria por criadores e criadoras negras. Trata-se de uma releitura do mito grego de Medeia, em que uma rainha africana, apaixonada por um homem branco, trai e deixa seu povo, mas cai em desgraça quando é abandonada por ele.

Crítica ao mito da democracia racial
Durante o processo de concepção do espetáculo, o grupo de estudantes discutiu questões raciais na sociedade e construiu uma crítica ao mito da democracia racial brasileira. Os alunos também tiveram aulas de percussão e de danças afro-brasileiras. Foi ainda estabelecido um diálogo com a rua, materializado por um cortejo musical, prólogo da peça, que se inicia em ambiente externo e prossegue em espaço interno.

O espetáculo é aberto ao público, com classificação etária de 12 anos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada) e podem ser adquiridos por meio de link disponibilizado no Instagram ou na portaria do Centro Cultural UFMG, uma hora antes das sessões.

Descrição Imagem
Com peça que questiona a democracia racial brasileira, estudantes finalizam disciplina do curso técnico em Teatro Foto: Acervo do Teatro Universitário da UFMG

Além do rio
Data: 15, 16 e 17 de fevereiro de 2023