Evento cultural

Evento do DCC, em parceria com a New York University, discute o futuro do futebol

Ver cartaz do evento >

Será realizado nos dias 4 e 5 de setembro (quarta e quinta-feira), nos auditórios do 1º andar do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), o Future of Football Conference, evento realizado pelo Sports Analytics Lab (SALab), do Departamento de Ciência da Computação, em parceria com a New York University (NYU). A conferência vai explorar várias vertentes do mercado de esportes, especialmente o futebol.

No primeiro dia, das 12h às 18h, o Business of Global Football, será ministrado em inglês e tratará de temas como: engajamento de fãs, mídia e marketing, além de liderança e inovação no futebol. Também será apresentado um estudo de caso da parceria entre o FC Bayern Munich e o Club Tigres, com presenças confirmadas de Andres Vargas (FC Bayern Munich), Fabio Donatelli (RedBull Bragantino), Brian Hall (AlphaPlay AI), e o reitor da NYU Tisch Institute for Global Sport, Vince Gennaro.

No segundo dia, ocorre o Football Analytics Modelling & Experience (Fame). Ministrado em português, o evento ocorrerá das 9h às 18h30, com pausas para almoço e coffee breaks. Serão abordados temas como a profissionalização da indústria de futebol e como usar análises de dados para construir modelos de scouting, performance de times e partidas de futebol. Além disso, serão apresentadas pesquisas e tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro do SALab. Já estão confirmados os palestrantes Rodrigo Weber, do Clube Atlético Mineiro, e o professor Pedro Gonzalez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Unindo indústria e academia, os dois proporcionarão uma uma visão global do campo de Football Anallytics.

Patrocinado pela Gemini Sports Analytics e a OneFan, o evento é aberto à comunidade, em especial aos estudantes dos ensinos médio e superior, profissionais da indústria e amantes do futebol. O interessado poderá optar por participar em apenas um dos dias de atividade, ou em ambos.

As inscrições são feitas na plataforma Sympla e custam R$ 5 por dia (mais taxas).

Workshop preparatório
Com o objetivo de introduzir os interessados nas tecnologias utilizadas em Football Anallytics, será realizado, na terça-feira, dia 3, às 10h, no auditório B307 do CAD 3, o Workshop Hands-on Ciência de Dados aplicada ao Futebol, que vai ensinar como fazer um modelo de expected goals (xG).

Estão programadas uma “superaula" pela manhã e uma competição na parte da tarde, tendo como objetivo encontrar a melhor solução de xG entre os concorrentes. Os participantes vão utilizar o ferramental produzido e utilizado pelo SALab e terão acesso aos dados com padrões da indústria.

O workshop é gratuito, ministrado em português, e requer conhecimentos de programação prévios na linguagem Python. Haverá emissão de certificados para os participantes que efetuarem o check-in.

As inscrições são feitas pelo Sympla.

Descrição Imagem
O futuro do futebol será discutido sob as perspectivas do engajamento de fãs, mídia, marketing, liderança e inovação Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

31 de agosto a 5 de setembro de 2024

Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3)