Evento acadêmico

Evento 'Petróleo nas Gerais', organizado por UFMG e Ufop, discutirá exploração de hidrocarbonetos e derivados

Questões relativas ao petróleo e à exploração de hidrocarbonetos não convencionais e de derivados serão assuntos discutidos no evento Petróleo nas Gerais, que será realizado a distância no período de 18 a 22 de abril. A iniciativa é promovida por grupos de estudo dedicados à geologia do petróleo e de discentes da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O encontro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em geociências, assim como a professores e profissionais da área. A programação inclui série de palestras, mesas-redondas e minicursos sobre Exploração de hidrocarbonetos: métodos e técnicas para ampliar horizontes.

Inscrições
As palestras e mesas-redondas serão transmitidas pela plataforma YouTube. A participação será gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia. Ao longo das dinâmicas, serão sorteados brindes.

Os minicursos serão abertos a até 20 participantes, e as inscrições podem ser feitas até 17 de abril. As taxas variam de R$ 15 a R$ 20, e o pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou débito.

Estudantes inscritos em políticas públicas destinadas a grupos de baixa renda poderão recorrer à isenção, mediante comprovação via cadastro único.

Os conteúdos dos cursos serão transmitidos pela plataforma de vídeo StreamYard. As inscrições serão feitas pelo Sympla, com link divulgado nas redes sociais do evento, onde as informações serão constantemente atualizadas.

Minicursos
Serão ofertados quatro minicursos: Introdução à interpretação sísmicaIntrodução ao machine learning, Identificação de intervalos geradores de hidrocarbonetos e Disponibilidade de dados para a pesquisa acadêmica no setor óleo e gás no Brasil.

Entre os palestrantes, estão o professor do Departamento de Geologia UFMG Tiago Novo, a docente do Departamento de Geologia da Ufop Mary Nogueira e o geólogo aposentado da Petrobras Marco Antônio Pinheiro Machado.

Os grupos de estudo responsáveis pela organização do evento atuam na interpretação de artigos e na disseminação dos conhecimentos sobre o petróleo. Seu objetivo é complementar o processo de aprendizagem, com foco na formação acadêmica e profissional, e contribuir para maior visibilidade para essa área da ciência, que é ainda pouco explorada em regiões não litorâneas.

(Com Assessoria do evento Petróleo nas Gerais

Descrição Imagem
Estudantes de Geologia da UFMG participam da organização do evento Lucas Braga | UFMG

Evento: Petróleo nas Gerais