Evento cultural

Exposição de fotografia química no Centro Cultural UFMG

Ver cartaz do evento >

A exposição coletiva 'Al-Químicos' pode ser visitada no Centro Cultural no período de 21 de dezembro de 2018 a 3 de fevereiro de 2019.

A mostra é do grupo homônimo de pesquisa e experimentação com processos de fotografia química, e tem entrada gratuita.

Para a mostra foram selecionados trabalhos realizados nos cinco anos de atividades do grupo. A maior parte das imagens foi realizada por meio de grandes formatos operados em caixa de madeira e em diversos modelos comerciais de antigas câmeras de fôlego.

A partir dos negativos obtidos com filmes de raios X, por meio de uma pesquisa pioneira e bem-sucedida, o grupo produziu cópias processadas com cianotipia, papel salgado e com soluções experimentais em nitrato de prata.

Integrantes

O grupo de pesquisa e experimentação Al-Químicos trabalha explora e revive processos variados da fotografia de base química, estimulando a proposição de trabalhos realizados com técnicas e processos que estão em processo de esquecimento.

Tendo como centro de atividades o Laboratório de Fotografia de Base Química da Escola de Belas Artes da UFMG, o grupo reúne professores, alunos, funcionários técnicos, fotógrafos e entusiastas, independentes ou de outras instituições, como  Adaiany Rodrigues, Adolfo Cifuentes, Angelo Arantes, Cláudio Nadalin e Cleber Falieri.

Descrição Imagem
Grupo expõe imagens produzidas nos últimos cinco anos Divulgação - EBA UFMG