Festival de Inverno: Sérgio Pererê mergulha na ancestralidade afro-brasileira em show na Praça de Serviços
Seis obras de grandes dimensões de autoria do artista Paulo Nazareth estão expostas no campus Pampulha desde agosto de 2024. Elas homenageiam personagens com atuação histórica relacionada à resistência e à luta por direitos. As obras compõem a série Corte-seco, composta de 127 desenhos desses personagens que, em algum momento, foram apagados dos cânones históricos.
Nesta quarta-feira, dia 16, o 57º Festival de Inverno UFMG promove uma visita guiada a esses trabalhos. Às 8h, um grupo partirá da portaria da Avenida Antônio Carlos, onde se encontra o monumento a João Cândido, e seguirá até o monumento dedicado a Tereza de Benguela, na Faculdade de Educação. A visita evoca temas como colonização, escravidão, racismo e lutas pela liberdade.
Mediado pelas professoras Carolina Ruoso (Escola de Belas Artes) e Daniele Alves (Faculdade de Educação), o percurso chegará ao fim com uma reflexão sobre as lutas pela redemocratização sob a inspiração da obra Cacique Juruna, instalada na saída do campus, nas imediações do estádio Mineirão. A atividade terminará com piquenique e debate. Trinta vagas estão disponíveis, com transporte fornecido pela organização do Festival.
Experiências em curadoria
O Seminário Procult 3 anos continua suas atividades com três conversas sobre a política cultural universitária. Com mediação de Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes (EBA), o penúltimo dia do seminário terá como tema as experiências em residência artística e curadorias expositiva e dos festivais de Inverno e Verão. O evento será às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-reitoria no YouTube.
No mesmo horário, o compositor e maestro Oiliam Lanna apresenta, no Conservatório, algumas de suas obras e explica seus processos criativos e composicionais. A palestra faz parte do ciclo Criação musical contemporânea. A classificação etária é de 16 anos.
Música e astronomia
Com o tema Culturas e universidade, o Festival de Inverno inclui apresentações musicais, teatro e dança nos espaços culturais da UFMG. Às 12h30, na Praça de Serviços, Sérgio Pererê, cantor e multi-instrumentista mineiro, apresenta o show Canções de bolso. O espetáculo reúne faixas do álbum homônimo, em que a poesia, a ancestralidade e as sonoridades afro-brasileiras dão o tom.
Às 16h, o Espaço do Conhecimento promove sessão no planetário com a exibição do céu noturno visto de Munique (Alemanha) em 7 de maio de 1925, local e data de inauguração do primeiro planetário do mundo. A atividade faz parte da celebração do Centenário dos planetários, que reúne comemorações em diferentes universidades e museus no Brasil e do mundo.
A programação completa está disponível na página do Festival de Inverno UFMG.
