Evento cultural

Fruto de residência artística, espetáculo ‘Hystera’ aborda a violência obstétrica

Nesta sexta-feira, 24 de novembro de 2023, às 19h, o Centro Cultural UFMG recebe os artistas Eros P Galvão e Igor Fonseca, integrantes da Cia Les Trois Clés, para a apresentação do espetáculo Hystera. O evento integra o Baixo Centro en[cena], um dos projetos do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos.

Hystera evoca a relação ambígua e violenta entre uma paciente e seu médico no momento do parto. O espetáculo, sem palavras, apresenta-se em quadros, onde sombras, bonecos, dança e música criam uma atmosfera distópica para abordar poeticamente o tema da violência obstétrica e outros abusos.

O experimento cênico é resultado de pesquisa realizada durante a residência artística de 2023 no Centro Cultural UFMG.

Os artistas
Eros P Galvão é diretora, dramaturga, atriz-bonequeira e acrobata aérea. Criou em 2006, na França, a Cia Les Trois Clés (As Três Chaves), assinando todas as peças do grupo, as quais percorrem diferentes festivais pela Europa, Ásia, Nova Caledônia, Chile e Brasil. É diplomada em Estudos Teatrais (Sorbonne-Nouvelle – Paris III) e em Teatro de Animação pela École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières). Formou-se em acrobacia aérea com Gérard Fasoli (França) e integrou companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, Le Footsbarn Theater, Le Préau – Centre Dramatique National de Vire-Normandie, Cirque Romanès).

Igor Fonseca é ator profissional, professor de Teatro licenciado pela UFMG, gestor, produtor cultural e cofundador do Grupo Artilharia Cênica. Fez diversas formações complementares em dança, dramaturgia e cenografia.

Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro en[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, projeto da Pró-reitoria de Cultura (Procult), por meio do qual se apresentam artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Procult, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade externa.

Descrição Imagem
Espétaculo aborda tema tabu Foto: Luciana Antunes

Direção, coreografia e dramaturgia: Eros P Galvão
Elenco: Igor Fonseca e Eros P Galvão
Assistente de direção: Brenda Villatoro e Cora Rufino.
Colaboração artística: Andrea Cruz e Alejandro Nuñez (dramaturgia e coreografia) e Thiago Jole na criação desse espetáculo.
Música: Gabriel Ventura
Luz: Cora Rufino e Maia Flores.
Bonecos e figuras em miniatura: Alejandro Nuñez.
Cabeça da boneca: Luciana Antunes.
Cabeça do boneco pequeno: Pigmalião Escultura que Mexe.
Cenografia: Mauro Carvalho.
Produção: Cie Les Trois Clés