Evento acadêmico

Hans Asenbaum, da Universidade de Canberra, fala na Fafich sobre IA, identidade e democracia

Ver cartaz do evento >

Pesquisador sênior no Centre for Deliberative Democracy and Global Governance (Delibdem) da Universidade de Canberra (Austrália), Hans Asenbaum vai ministrar nesta sexta-feira, dia 3, a palestra AI, identity and democracy: a research agendaorganizada pelo projeto Redd Convida. A atividade terá lugar no Auditório Baesse, localizado no 4º andar da Fafich, a partir das 14h.

Um dos eixos de pesquisa do Delibdem, centro de referência internacional no estudo da democracia deliberativa, é o aprofundamento do envolvimento dos cidadãos, em que busca formas inovadoras de conectar as vozes dos cidadãos comuns à tomada de decisões políticas. Esse é um dos aspectos abordados nos estudos de Asenbaum, especialista em temas como identidade, inclusão em espaços participativos, política digital e teorias de democracia deliberativa, participativa e radical.

Hans Asenbaum tem trabalhos publicados em diversas revistas científicas de renome, como a American Political Science Review e a New Media & Society. Em 2023, o pesquisador publicou o livro The politics of becoming: anonymity and democracy in the digital age (A política do devir: anonimato e democracia na era digital, em tradução livre), em que explora atos democráticos radicais de desidentificação para combater os julgamentos baseados na aparência física, como modo de vestir, cor de pele e gênero. Na obra, ele mostra como o anonimato perpassa essas identidades no meio digital.

O evento é promovido pela Rede de Estudos sobre Democracia e Desinformação (Redd) em parceria com a Cátedra Ieat Darcy Ribeiro.

Lógicas algorítmicas
Em sua passagem pela UFMG, Hans Asenbaum também participará do painel Dealing with algorithmic logics, visual challenges, fragmentation, and listening in the public sphere, no dia 6 de outubro, às 16h30. O evento  abordará as dinâmicas que constituem o debate público e os desafios para compreender lógicas algorítmicas, além das dimensões visuais, processos de fragmentação e diferentes formas de escuta que envolvem múltiplos públicos.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), também vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Descrição Imagem
Haus Asenbaum é especialista em temas como identidade, inclusão em espaços participativos, política digital e teorias de democracia deliberativa Foto: site Universidade Canberra