Evento acadêmico

Inscrições para o 2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula

Ver cartaz do evento >

Estão abertas as inscrições para participantes e submissão de trabalhos no 2º. Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade, que acontecerá de 4 a 6 de novembro de 2019, no campus Pampulha da UFMG,  em Belo Horizonte.

Os prazos de inscrição finalizam em 15 de agosto, para envio de resumo expandido, e em 16 de outubro para envio de trabalhos completos, e para inscrição e publicação nos anais do evento. O procedimento pode ser feito neste link: https://bit.ly/2MVIEpC.

De acordo com os organizadores, os objetivos do evento são discutir os potenciais da arquitetura vernácula para o desenvolvimento sustentável no país; debater e mostrar resultados de pesquisas e registros sobre a arquitetura popular e vernácula brasileira e em outros países; refletir sobre os avanços conceituais e metodológicos do campo e discutir o impacto que o turismo tem exercido sobre a arquitetura e tecnologia vernáculas e possíveis diretrizes sobre o tema.

Caracterizada pelo caráter local, a arquitetura vernacular tem como um de seus focos a utilização de materiais, técnicas e soluções do próprio ambiente, de modo sustentável.

Histórico

Conforme divulgam os organizadores, o evento dá sequência ao 1º Seminário sobre Arquitetura Popular: a Salvaguarda dos Saberes Tradicionais, organizado em Salvador, na Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2016. O 1º. Seminário teve como objetivo discutir os problemas da identificação e as questões relacionadas à melhoria das condições de transmissão e reprodução desses conhecimentos com base em experiências de pesquisas e inventário realizadas na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.

"No segundo Seminário, o foco serão as expressões históricas e tradicionais da produção arquitetônica popular, abordadas como objeto de reflexão conceitual, teórico-metodológica e de pesquisa, bem como em suas relações com processos de preservação e dinâmicas da vida contemporânea.

As pesquisas neste campo da arquitetura popular/vernácula têm crescido em todo o mundo, mas no Brasil e na América Latina, a despeito de um interesse crescente sobre o tema, são ainda incipientes e pouco divulgadas. O seminário é, assim, uma oportunidade de congregar pesquisadores e estudantes de todo o país e do exterior em um tema especialmente relevante quando se discute sustentabilidade, necessidades locais e salvaguarda de tradições.

Sendo este um campo interdisciplinar desde a sua constituição, o 2° Seminário espera receber contribuições de arquitetos, antropólogos, arqueólogos, engenheiros, geógrafos, historiadores, sociólogos, turismólogos, mestres artífices e de todos que se interessem por este universo", detalham os organizadores.

Descrição Imagem
CAD 2 sedia evento Lucas Braga/UFMG