Evento cultural

Exposição de gravuras de Vinicius Libardoni traça cartografia sentimental do artista

Um relato gráfico de um artista na busca pessoal por reencontrar propósito em uma profissão que lhe parecia sem sentido. Assim pode ser resumida a exposição de gravuras Futuros expirados, do arquiteto e artista plástico Vinicius Libardoni, em cartaz no Centro Cultural UFMG até 17 de dezembro de 2023. A entrada é gratuita, e a classificação etária, livre.

Futuros expirados retrata o percurso íntimo de Vinicius Libardoni, na jornada do êxodo territorial e sentimental do arquiteto-artista ítalo-brasileiro. Nascido no interior do Paraná, formado em arquitetura em Florianópolis e com passagem profissional por São Paulo, Libardoni precisou se deslocar 10 mil quilômetros para reconhecer na cidade polonesa de Wroclaw (Breslávia), onde fez mestrado e doutorado em artes visuais, uma geografia que lhe fosse familiar.

As obras que compõem essa série refletem o interesse do artista pelo tema da ruína e da suspensão do tempo, que evocam forte sentimento de nostalgia, comum aos países da Europa Oriental, mas que também está associado à condição de desterrado do artista, obrigado a se afastar de suas origens. “Futuros expirados são os futuros que poderiam ter sido, mas que nunca chegarão a ser, são as possibilidades nunca vividas ou, ainda, profecias de um futuro que jamais poderá existir”, diz o artista. 

Descrição Imagem
'Zelbetowe-Kwiaty', gravura de Vinicius Libardoni Foto: Divulgação | Centro Cultural UFMG

Ficha técnica

Exposição Futuros expirados, de Vinicius Libardoni
Data: 17 de novembro a 17 de dezembro de 2023
Horário: Terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h 
Local: Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte)
Classificação etária livre
Entrada gratuita

Serviço

17 de novembro a 17 de dezembro de 2023

Centro Cultural UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca