Evento acadêmico

Integração Docente discute avaliação formativa no ensino virtual em fórum na quarta, 24

O programa Integração Docente debaterá, na próxima quarta-feira, 24 de novembro de 2021, o processo de avaliação da aprendizagem formativa no ensino virtual, em fórum on-line com início às 14h.

Transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, com tradução simultânea em Libras, o evento contará com a participação dos professores Zacarias Jaegger, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Júlio Balarini, da Escola de Engenharia da UFMG. A abertura será feita pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

Os docentes abordarão suas visões e experiências sobre essa forma de avaliação, que propõe a análise do desenvolvimento e da evolução do estudante, e não apenas o desempenho com base em tarefas.

Grupos de trabalho
A 24ª edição do fórum é também a terceira organizada pelo grupo de trabalho temático sobre avaliação, composto de servidores do GIZ/Prograd, NAI, Caed e DTI, unidades envolvidas diretamente no Programa Integração Docente. Outros dois grupos de trabalho, dedicados à tecnologia e à acessibilidade, foram responsáveis, respectivamente, pela proposta e pela idealização dos fóruns realizados nos dias 11 de agosto e 1º de setembro.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail integracaodocente@ufmg.br.

Práticas de ensino
Lançado oficialmente em junho de 2020, o Programa Integração Docente passou a integrar a agenda da UFMG como espaço de fortalecimento e discussão das práticas de ensino em um movimento que vai além do Ensino Remoto Emergencial.

Em nova fase, a iniciativa visa promover, em cada período letivo, oportunidades para fortalecimento e discussão da cultura de autoavaliação, do planejamento e do trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e técnicos-administrativos nas estruturas já existentes (departamentos, colegiados e núcleos docentes estruturantes) ou criando outras organizações que possam aprimorar o ensino de graduação.

Descrição Imagem
Avaliação do ensino remoto deve considerar a evolução do estudante, e não apenas o desempenho com base em tarefas Lucas Braga | UFMG