Evento acadêmico

Integração docente: Pedro Demo, emérito da UnB, fala sobre ‘outra universidade possível’ nesta quarta

Nesta quarta-feira, 6 de março de 2024, das 14h às 15h30, o professor emérito da Universidade de Brasília Pedro Demo é o convidado da primeira edição da série Integração docente em 2024. Com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, o docente do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB tratará do tema Outra universidade possível.

“O seminário Integração docente é um convite aos professores, estudantes e técnico-administrativos, no início de cada período letivo, à reflexão sobre a docência e ao fortalecimento da cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades acadêmicas, para o aprimoramento do ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da  Prograd, o seminário será aberto pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo pró-reitor Bruno Teixeira. A mediação será feita pelos professores Pauliane Romano e Daniel Braga, editores associados da Revista Docência do Ensino Superior.

A diretora do Giz, Bréscia Nonato, destaca a importância de aprofundar as reflexões sobre o tema, propostas pelo professor Pedro Demo em seu livro Outra universidade e também expostas em entrevista na edição número 13 da Revista Docência do Ensino Superior. “A ideia é que as reflexões do professor instiguem a começarmos o semestre pensando diferente, inovando e reconhecendo a necessidade de mudança em muitas das condutas do fazer docente. Uma delas é estimular a autonomia dos estudantes para que construam sua própria trajetória de aprendizado”, convida.

Neste semestre, o Integração docente está inserido no âmbito das atividades prévias do 7º Congresso de Inovação e Metodologia de Ensino, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, na Ufop. As inscrições para trabalhos estão abertas.

O professor
Pedro Demo é doutor em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, na Alemanha, e tem residência pós-doutoral na University of California at Los Angeles (Ucla). Professor emérito da UnB, ele atua no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da instituição, com foco nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Ele já ocupou a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem mais de 100 livros publicados.

Descrição Imagem
Pedro Demo atua na pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília Foto: Arquivo pessoal