Evento cultural

Hoje, às 19h: ‘Joaquim’, filme luso-brasileiro sobre Tiradentes, será exibido no gramado da Face

Ver cartaz do evento >

Em abril de 1892, cem anos após a morte de Tiradentes, Machado de Assis o comparou a Prometeu, herói grego que, segundo Ésquilo, Hesíodo e Platão, foi severamente castigado por Zeus após roubar o fogo dos deuses e entregá-lo à humanidade. O longa Joaquim (2017), de Marcelo Gomes, trata desse personagem da Inconfidência Mineira que, mesmo após sua morte, teve seu corpo desmembrado e exposto, como forma de repressão social.

Promovido pelo CiNeam, iniciativa do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Faculdade de Letras (Fale) e do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o filme será exibido no gramado da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), nesta quarta-feira, 19 de abril de 2023, às 17h30.

A produção luso-brasileira, que foi selecionada para participar do 67° Festival de Berlim, conta a história de Joaquim da Silva Xavier desde sua juventude até a morte, em 1792. A trama destaca a violência contra negros, indígenas e insurgentes.

Sérgio Alcides, professor da Fale e especialista em temas ligados aos poetas da arcádia mineira, problematiza a figura do herói em Kléos: entre deuses, homens e heróis, livro publicado recentemente. Ele registra, no capítulo Uma região de transfigurados: Cecília Meireles e o “cenário” do romanceiro da Inconfidência: "Consta que o herói disse: vou trabalhar para todos. Se é verdade, se não, é coisa controversa para historiadores e biógrafos". Em certa medida, é essa questão que o filme aborda.

O projeto
O CiNeam é um projeto de exibição mensal, durante o semestre letivo, de filmes inspirados em temas da Antiguidade e do Medievo. A atividade é gratuita e aberta ao público. O projeto divulga textos relacionados aos filmes ou às temáticas e promove eventos especiais sobre cinema e atividades correlatas.

Neste primeiro semestre de 2023, o CiNeam exibe obras que tratam de sacrifícios – de animais e humanos –, cuja raiz está em mitos gregos, mas que dialogam com outras mitologias e a contemporaneidade.

Descrição Imagem
Violência contra negros, indígenas e insurgentes é abordada no longa Foto: divulgação

Ficha técnica

Exibição Joaquim (2017)
Data: 19 de abril de 2023
Horário: 17h30
Local: Gramado da Faculdade de Ciências Econômicas (Face)
Evento gratuito

Serviço

14 a 19 de abril de 2023

às 17h30

Gramado da Faculdade de Ciências Econômicas (Face)

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha