Evento acadêmico

'Live' no Instagram aborda problemas da automedicação contra o coronavírus; acompanhe ao vivo a partir das 16h

Ver cartaz do evento >

Nesta segunda, 23 de março de 2020, a partir das 16h, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) transmite por meio do seu Instagram (@sbi.imuno) a live Covid-19: remédios para malária e artrite e automedicação: o que você precisa saber. Na transmissão, o professor Gustavo Menezes, do Departamento de Morfologia do ICB, apresentará esclarecimentos sobre o assunto.

O professor dará explicações gerais sobre o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, causador da Covid-19, refutará boatos acerca da doença, apresentará dados estatísticos e alternativas para os casos confirmados de pacientes infectados pelo novo patógeno. No entanto, o assunto central da live é a automedicação em tempos de pandemia. “Agora, mais do que nunca, as pessoas não devem se automedicar. Há um desespero coletivo por um medicamento de ação rápida contra o novo coronavírus, mas esse tipo de solução ainda não existe”, antecipa Menezes.

Ele se refere à repercussão provocada pelo anúncio de testes, ainda em fase inicial, que se baseiam no uso da hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com a Covid-19. O medicamento de ação anti-inflamatória é empregado no combate a doenças como lúpus, artrite reumatoide e alguns tipos de malária e vem sendo comprado em larga escala por pessoas que, mal informadas, buscam terapias contra o novo coronavírus, comprometendo a oferta do remédio para os pacientes que dele precisam para dar sequência a seus tratamentos.

Descrição Imagem
Automedicação não é aconselhada em nenhuma hipótese Foca Lisboa / UFMG