Político-administrativo

Medalha Mendes Pimentel será entregue hoje em sessão que celebra os 95 anos da UFMG

Sessão solene dos conselhos superiores da UFMG (Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Diretores) homenageará, nesta segunda-feira, 5 de setembro de 2022, cinco personalidades (uma em memória) e uma instituição com a Medalha Mendes Pimentel. Ponto alto das comemorações dos 95 anos da UFMG, a cerimônia, com início às 19h, terá lugar no auditório da Reitoria, com transmissão pelo canal da UFMG no YouTube. Recital do Ars Nova – Coral da UFMG abrirá a solenidade.

“A Medalha Reitor Mendes Pimentel é, ao mesmo tempo, uma forma de homenagear o primeiro dirigente da UFMG e de reconhecer o trabalho de pessoas que, com o mesmo espírito de nosso fundador e primeiro reitor, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, de forma destacada, para a UFMG e para a sociedade, e, juntamente com tantos outros nomes de destaque na história da nossa Universidade, são responsáveis por perpetuar o legado do nosso pioneiro”, registram a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira em texto que compõe o catálogo da homenagem. A medalha foi instituída por meio da Portaria 7, de 28 de março de 2007, assinada pelo então reitor Ronaldo Pena.

Os homenageados
Ailton Krenak: pensador, ambientalista, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena krenak, em Minas Gerais. Exerceu papel determinante na conquista do Capítulo dos Índios na Constituição de 1988, que passou a garantir, por lei, os direitos indígenas à cultura autóctone e à terra.

Berenice Menegale: pianista, professora da Escola de Música da UFMG de 1975 a 1999 e uma das idealizadoras do Festival de Inverno, em 1967. Foi secretária de Cultura de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Criadora da Fundação de Educação Artística, entidade reconhecida pela formação de músicos e pelo estímulo à criação musical contemporânea.

Fábio Lucas: ensaísta, tradutor, ficcionista, crítico literário e professor universitário. Lecionou na UFMG, em outras quatro universidades do Brasil, seis dos Estados Unidos e uma de Portugal. Foi um destacado integrante da geração literária que fundou as revistas Vocação e Tendência em Belo Horizonte, na década de 1950.

Nilma Lino Gomes: professora emérita da UFMG, foi a primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada, em 2013, reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos no governo da presidente Dilma Rousseff.

Instituto dos Advogados de Minas Gerais: fundado em 7 de março de 1915, foi dirigido, desde então, por notáveis juristas, entre os quais Francisco Mendes Pimentel, presidente na primeira gestão da instituição. Sempre exerceu papel de destaque nos movimentos de construção e de sustentação do direito, da legalidade, da democracia e da justiça no estado.

Ênio Cardillo Vieira (homenagem póstuma): médico e professor emérito da UFMG, foi um dos criadores do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB. Referência em pesquisa nas áreas de nutrologia e gnotobiologia, campo da biologia responsável pela manutenção de barreiras isoladoras de patógenos. Morreu em maio de 2022.

Descrição Imagem
Medalha Mendes Pimentel é outorgada a personalidades e instituições que contribuíram para a construção da UFMG Foca Lisboa | UFMG