Evento cultural

Mostra 'Universidade Cidade' prossegue até 7 de fevereiro

Ver cartaz do evento >

Iniciada em dezembro, permanece em cartaz em diversos espaços da cidade a mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, promovida pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte e a Fundação Municipal de Cultura.

A programação reúne atividades virtuais diversas, como lives, vídeos e intervenções em todas as regionais de BH, por meio de projeções, faixas e cartazes. A proposta é promover a conexão, a interlocução e o compartilhamento entre cidadãos de Belo Horizonte, com base no encontro dos saberes e na produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios (centros culturais da Prefeitura) e na academia (UFMG), de maneira a potencializar a dimensão urbana recentemente atravessada pelo isolamento social.

"A cidade, muito além da nossa região central, é parte fundamental da produção de conhecimento, informação e renovação. A aproximação estreita da Universidade com os centros culturais renova e amplia os caminhos de diálogo e favorece a democratização e a descentralização da cultura na capital mineira", afirma Fabíola Moulin, secretária de Cultura de BH e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

Programação de janeiro e fevereiro de 2021

De 4 a 31 de janeiro, serão realizadas projeções diárias na fachada digital do Espaço do Conhecimento. Ainda nesse período, nos fins de semana, oito centros culturais da PBH nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste receberão projeções e uma programação itinerante do programa Rádio Janela, além de cartazes ("lambes") com conteúdos dos projetos envolvidos. Participam os centros culturais Alto Vera Cruz, Jardim Guanabara, Lindeia Regina, Liberalino Alves de Oliveira, Pampulha, Salgado Filho, Usina de Cultura e Venda Nova.

Durante as quatro semanas de janeiro, de terça a sexta-feira, serão realizadas lives no canal do Espaço do Conhecimento no YouTube, com contação de histórias, conteúdos sobre astronomia, oficinas para o público infantojuvenil e programação dos centros culturais de Belo Horizonte.

Por fim, de 1º a 7 de fevereiro, os processos criativos da mostra serão apresentados em lives, e os conteúdos enviados pelo público serão projetados na fachada digital do Espaço.

A programação detalhada pode ser encontrada no site da Mostra, e todos os conteúdos veiculados nas ruas da cidade serão publicados no perfil do Espaço do Conhecimento UFMG no Instagram.

Descrição Imagem
Mostra Universidade Cidade fez projeções na fachada digital do Espaço do Conhecimento no mês de dezembro e continuarão todos os dias de janeiro Espaço do Conhecimento | UFMG