Evento cultural

'Ocupação Paulo Nazareth', na FaE, está aberta à visitação até o fim de julho

Após nove meses na biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG, a Ocupação Paulo Nazareth encerra sua visitação no dia 31 de julho. O projeto de formação artística e pedagógica reúne obras, algumas inéditas, do artista de renome internacional que mora em Santa Luzia, Minas Gerais.

A exposição Corte-seco, no Espaço Arteducação, reúne 120 desenhos feitos por Paulo Nazareth que retratam personalidades que, em algum momento, foram apagadas dos cânones históricos. Em janeiro, a TV UFMG fez uma reportagem sobre a Ocupação.

Palestras, aulas e meditação
A curadoria é da professora Daniele de Sá Alves que, em conjunto com a equipe de monitores do Espaço Arteducação, tem promovido diversos eventos e ações de formação artística e pedagógica. Durante o período de visitação, a Ocupação tem sido local de realização de palestras, oficinas, performances, rodas de conversa, seminários, aulas da graduação e pós-graduação, além da recepção de grupos para visitação e exercícios de mediação das obras e instalações realizadas pelos monitores do projeto.

A equipe realizou trocas com o Instituto Inhotim, que abriga a exposição Esconjuro, também de Paulo Nazareth, e com a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio de atividades propostas conjuntamente com os museus da Pampulha. Na última semana de junho, a Ocupação Paulo Nazareth recebeu a visita técnica da presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, que veio até Belo Horizonte para o evento (Re)Conexões, que ocorreu na UFMG.

Ainda neste mês será realizada a Mostra de videoperformance – feituras e o Seminário de mediação em arte contemporânea. A Ocupação também integrará a Reunião Brasileira de Antropologia e o Festival de Inverno da UFMG.

Quem é Paulo Nazareth
Bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, o artista Paulo Nazareth, natural de Governador Valadares, tem ateliê localizado no bairro Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nazareth é um artista andarilho, performático, cuja obra busca estimular o debate sobre questões raciais, nacionais e continentais, rompendo barreiras políticas, sociais e linguísticas.

Um de seus trabalhos mais conhecidos é a série de fotografias Notícias da América (2011/2012), resultado de uma viagem na qual percorreu o pé todo a América Latina em direção aos Estados Unidos. Nazareth tem feito exposições individuais e coletivas no Brasil e em outros países.

O agendamento para visitação deve ser feito por formulário eletrônico. Mais informações estão disponíveis no perfil do Espaço Arteducação da FaE no Instagram.

Descrição Imagem
Projeto de formação artística e pedagógica de Paulo Nazareth promove encontro entre arte e educação Imagem: TV UFMG

3 a 31 de julho de 2024

Faculdade de Educação