Evento acadêmico

Papel político-social das torcidas organizadas é tema de simpósio; inscrições seguem até o dia 8

Ver cartaz do evento >

O 4º Simpósio internacional Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer será realizado de 12 a 14 de novembro, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O evento, presencial, abrirá espaço de discussão sobre as torcidas organizadas, os movimentos e coletivos de torcedores e as configurações, papéis e relações com a sociedade. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até esta terça-feira, dia 8.

O simpósio terá cinco mesas de discussão com perspectivas diversas. Serão abordados temas como torcidas organizadas, movimentos e coletivos de torcedores e torcedoras, o lugar desses grupos na proposição de ações sociais e de lazer, a visão acadêmica e nacional acerca desses movimentos, o papel desses agentes na dinâmica político-social brasileira e as políticas públicas para o futebol. A programação está no site.

A escolha da temática desta edição foi apoiada em pesquisa de 2009 do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), promotor do evento. O grupo é vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Criado em 2006, reúne professores, estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e doutores para tratar de temas relacionados ao futebol.

Descrição Imagem
Partida válida pela 13ª Copa Centenário, em Belo Horizonte Divino Advincula | PBH

4º Simpósio internacional Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer
Data: 12 a 14 de novembro de 2002