Evento acadêmico

'Papo em pauta' discute saberes originários e conhecimento científico nesta terça

Ver cartaz do evento >

O Espaço do Conhecimento UFMG recebe duas convidadas indígenas das etnias Xakriabá e Tupinikim para mais uma edição do Papo em pauta, nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022.

Simone Xakriabá, graduada em Enfermagem, e Taís Cruz dos Santos, estudante de Medicina da UFMG, estarão ao vivo, às 19h, no canal do museu no YouTube para falar de tradições, "sejam dos saberes originários, sejam do conhecimento científico", como afirma a professora da Escola de Enfermagem Livia de Souza Pancrácio de Errico, mediadora da mesa.

Territorialização na universidade
Errico enfatiza o fato de os estudantes indígenas na Universidade constituírem forças potentes para movimentar um novo desenho de educação. "São territórios vivos, que corporificam as possibilidades do trânsito de saberes e conhecimentos científicos. Os indígenas avançam em movimentos de territorialização da e na Universidade", aponta a professora.

Segundo Taís dos Santos, a real medicina tradicional é a dos povos originários, pois ela é pioneira. "Os povos indígenas resistem há 522 anos, então não podemos dizer que esses conhecimentos não são válidos. Quando a medicina originária e a do não indígena se encontram, uma não anula a outra, mas em sinergia se potencializam; por meio de espaços de discussão como esse, conseguimos compartilhar um pouco do conhecimento ancestral do nosso povo", explica a estudante.

Em parceria com o Instituto Unimed-BH e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a live integra o Agosto indígena que, desde o início do mês, oferece programação de atividades formativas e abertas ao público com foco nas temáticas indígena. A ação pretende reafirmar o protagonismo desses povos, assim como suas trajetórias de luta pelo reconhecimento de seus direitos fundamentais, entre os quais o acesso e a permanência nas universidades.

Trajetórias
Simone Xakriabá é graduada em Enfermagem, vinculada ao Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas da UFMG. É enfermeira da Unidade Básica de Saúde Indígena do Polo Barreiro Preto, na Terra Indígena Xakriabá, em São João das Missões (MG).

Taís Cruz dos Santos, indígena da etnia tupinikim, é estudante do oitavo período de Medicina na UFMG, também vinculada ao Programa, e integrante do Coletivo dos Estudantes Indígenas da UFMG e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena .

A mediadora Livia de Souza Pancrácio de Errico é professora do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, e tutora do PET Indígena – Conexão de Saberes.

Descrição Imagem
Indígenas na Universidade: um novo desenho de educação Lucas Braga | UFMG

Ficha técnica

Live Papo em Pauta | UFMG território indígena – A territorialização que acontece no encontro – encontro entre saberes e conhecimento científico