Evento acadêmico

'Papo em pauta', do Espaço do Conhecimento, debate importância das vacinas e lança e-book para educadores

Ver cartaz do evento >

Na terça-feira, 9 de novembro de 2021, às 19h, o Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Instituto Unimed BH, apresentará mais uma edição do Papo em pauta, ciclo de palestras sobre saúde, bem-estar, cultura, cidadania e outros assuntos. Desta vez, o encontro promoverá o lançamento do e-book Fora da caixa: vacinas – uma publicação para educadores

Na abertura, haverá um bate-papo sobre Proteção e cuidado: a importância das vacinas para a saúde coletiva. O convidado é o professor Flávio Guimarães da Fonseca, do Departamento de Microbiologia do ICB-UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, pesquisador associado do CT-Vacinas e integrante do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG. A mediação ficará a cargo da professora Camila Mantovani, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento. 

O público poderá participar por meio de comentários e perguntas no chat da transmissão, que será feita pelo canal Espaço UFMG no YouTube. Mais informações podem ser obtidas no Instagram. O livro eletrônico também será disponibilizado gratuitamente no site da instituição.

Sobre o e-book
O e-book Fora da caixa: vacinas – uma publicação para educadores contém 92 páginas e foi desenvolvida por mediadores (bolsistas de extensão) do Espaço do Conhecimento, com revisão de professores da UFMG. A obra foi motivada pela pandemia de covid-19 e pela queda dos índices de vacinação observada desde 2014, segundo relata seu texto de apresentação. "[Isso] levou aos surtos de sarampo verificados no país em 2016 e em 2018. Desse modo, as questões mais sensíveis do tema referem-se à recusa vacinal, um fenômeno complexo cujas causas variam de acordo com as condições da época e do local."

O livro é dividido em cinco seções: a primeira aborda o sistema imunológico, explicando o que são as vacinas e como elas atuam no corpo humano; a segunda parte apresenta o processo de produção das vacinas e discute a forma  como cientistas trabalham; a terceira relaciona o papel do imunizante na proteção coletiva, com base no conceito de “imunidade de grupo", e trata de questões ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Na quarta seção, são abordados aspectos relacionados às fake news, suas influências e formas de prevenção, e a quinta seção apresenta importantes marcos sobre a vacinação ao longo da história e conscientiza o leitor sobre o calendário nacional. Cada seção também tem um capítulo com orientações para abordagem do tema em sala de aula.

Descrição Imagem
Produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac foi a primeira vacina a ser aplicada no Brasil contra a covid-19 Geovana Albuquerque I Agência Saúde-DF