Evento acadêmico

Professora Marta Chagas de Carvalho é homenageada em novo episódio da série ‘Bibliografia viva’

Ver cartaz do evento >

A terceira temporada da série Bibliografia viva chega a seu quinto episódio com uma homenagem à professora Marta Maria Chagas de Carvalho. O programa vai ao ar no canal da Faculdade de Educação da UFMG no YouTube, nesta terça-feira, 29 de agosto de 2023, às 19h. Os participantes receberão certificados.

Surya Barros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Rita Toledo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Kazumi Munakata, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Adir Luz Almeida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), participam da homenagem. Os professores Luciano Mendes, da UFMG, e Marcus V. Fonseca, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), são os moderadores.

Marta Maria Chagas de Carvalho nasceu em 15 de dezembro de 1945, em São Paulo. De 1999 a 2003, ela foi vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação. A educadora também integrou o comitê executivo do International Standing Conference for the History of Education (Ische), de 2011 a 2014. Como coordenadora do projeto de institucionalização do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, Marta Chagas desenvolveu projetos que viabilizavam  a reunião e organização de documentos, fotografias, livros e outros materiais relacionados à história da educação no Brasil.

História da Educação
A produção intelectual de Marta é bastante vasta. Entre seus livros mais importantes estão Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais (2011), O ensino de História da Educação (2011), História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais (2006), Intelectuais, Estado e educação (2006), Escola, cultura e saberes (2005) e Pesquisa histórica: retratos da educação no Brasil (1995). A educadora também contribui com a disseminação do saber ao participar de programas em emissoras de rádio e televisão, nos quais explora assuntos concernentes à internacionalização no domínio das ciências humanas e sociais.

Marta Chagas foi assessora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Em 2014, recebeu o prêmio de Homenagem Helena Kolody dado aos historiadores da Educação do Brasil, no 10º Congresso luso-brasileiro de História da Educação. Com expertise na área de Historiografia e História da Educação, Marta se dedica a pesquisas que exploram a história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil.

Trajetória acadêmica
Marta Carvalho graduou-se em Pedagogia e fez mestrado e doutorado em Educação na USP. Foi professora da Faculdade de Educação da mesma instituição. Na PUC-SP, ela atuou no Programa de Estudos Pós-graduados e, na Universidade de Sorocaba, foi professora no mestrado em Educação. Marta também foi docente visitante da Universidade René Descartes e no Instituto Nacional de Pesquisa em Pedagogia, ambos na França, e pesquisadora visitante nas universidades de Stanford e da Califórnia, nos Estados Unidos.

A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, Bibliografia viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, da Ufop.

Vários intelectuais foram homenageados nas duas primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Atualizações sobre o projeto são publicadas em seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
Marta Chagas: história da educação Foto: Divulgação