Esporte e lazer

Programa Envelhecimento Ativo, da EEFFTO, oferece atividades presenciais e on-line; inscrições abertas

O Programa Envelhecimento Ativo está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2024. As inscrições começaram nesta segunda, dia 26 de fevereiro, e se encerrarão apenas quando todas as vagas forem preenchidas. Entre as modalidades oferecidas no formato presencial, estão hidroginástica, natação, ginástica coletiva, postura funcional, dança livre, dança de salão e o projeto Divertidamente, focado no fortalecimento da memória. No formato remoto, as opções são ginástica coletiva, postura funcional e também o projeto Divertidamente.

As atividades do programa buscam proporcionar aos participantes melhora na qualidade de vida a partir da prática de atividades físicas, culturais e sociais. Além das aulas realizadas semanalmente, o Programa Envelhecimento Ativo conta também com outras ações para promover a socialização de seus alunas e alunas, como excursões, lanches coletivos e palestras. Em 2023, o programa organizou uma visita ao Museu Inhotim, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Requisitos
Para realizar a matrícula, o interessado deve comparecer à secretaria do Programa portando documento de identificação, CPF e atestado médico que autorize a prática de atividades físicas, emitido por clínico geral, cardiologista ou geriatra. Além disso, é necessário realizar o pagamento da taxa semestral, que varia de R$180 a R$380, conforme a modalidade escolhida. Novos participantes se submetem a uma avaliação feita pela equipe de professores para definir as atividades que melhor se ajustem ao seu estilo de vida.

As atividades presenciais são realizadas no prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da (EEFFTO) da UFMG, no campus Pampulha. A secretaria do Programa Envelhecimento Ativo, instalada no mesmo prédio, funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Mais informações estão disponíveis no site do projeto.

Descrição Imagem
Atividade do Programa Envelhecimento Ativo na EEFFTO Foto: site do programa