Evento acadêmico

Quarta, às 10h: António Nóvoa fala sobe formação de professores em lançamento de cátedra dedicada à educação básica

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), em parceria com a Fundep, a Fundação de Apoio da UFMG, vai inaugurar, nesta quarta-feira, 29 de maio de 2024, no auditório da Reitoria da UFMG, a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica. O evento, que começa às 10h, tem entrada gratuita e aberta ao público.

A cátedra – que busca atrair pesquisadores de projeção internacional para colaborar de forma mais orgânica com grupos da UFMG – é dedicada ao tema da educação básica e será ocupada pelo professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal, e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. No evento, ele vai ministrar conferência sobre responsabilidade pública da universidade em relação à formação de professores. Nos últimos meses, Nóvoa tem participado de uma série de encontros na UFMG com vistas à criação de um espaço comum de formação de professores.

A mesa de abertura reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o presidente da  Fundep, Jaime Arturo Ramírez, a diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite, o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, a diretora da Faculdade de Educação, Andréa Moreno, e o diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), Gilcinei Carvalho, que fará uma saudação em memória à professora Magda Becker Soares, docente emérita da UFMG e expoente nos estudos e práticas de alfabetização no Brasil. A professora morreu em janeiro de 2023, aos 90 anos.

Leia mais sobre o assunto.

Descrição Imagem
António Nóvoa: compromisso com a educação básica Foto: Raphaella Dias | UFMG