Evento acadêmico

Quarta, às 14h: Seminário 'Integração docente' discute experiências de ensino-aprendizagem

No dia 8 de março de 2023, das 14h às 15h30, será realizado o seminário Integração docente, promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O evento ocorrerá na Sala Seminário Temático 005 da Escola de Engenharia, campus Pampulha.

O público-alvo é composto de professores que atuam na gestão pedagógica, coordenação e orientação de projetos de ensino. Haverá tradução em Libras.

O seminário terá como tema Experiências com projetos de ensino-aprendizagem na UFMG. A abertura reunirá o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a diretora do GIZ, Bréscia França Nonato, e o coordenador do LabDocências, Marcos Vinícius Tarquinio.

As apresentações ficarão a cargo dos professores Leonardo Humberto Rezende dos Santos, do Instituto de Ciências Exatas, e Ricardo de Oliveira Duarte, da Escola de Engenharia, sempre com tradução em Libras.

“A partir deste ano, os seminários Integração docente serão realizados presencialmente em diferentes espaços das unidades acadêmicas da UFMG. Iniciaremos essa nova fase na Escola de Engenharia e esperamos que, a partir do próximo semestre, além do seminário promovido pela própria Prograd, tenhamos outras diversas atividades organizadas pelas unidades acadêmicas destinadas à integração docente”, projeta Bruno Teixeira.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever por meio de formulário. Serão emitidos certificados.

Práticas de ensino
Lançado oficialmente em junho de 2020, como uma ação de enfrentamento aos efeitos da pandemia, o Programa Integração Docente passou a fazer parte da agenda da UFMG desde 2021, como espaço para o fortalecimento e o debate sobre as práticas de ensino.

Atualmente, um encontro é realizado no início de cada período letivo. O objetivo é fortalecer a cultura de autoavaliação, o planejamento e o trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e servidores técnico-administrativos nas estruturas já existentes ou por meio da criação de outras.

"É muito importante que técnicos e professores envolvidos em atividades de ensino, em suas mais diferentes dimensões, tenham tempo e espaço para conversar sobre as possibilidades didático-pedagógicas no âmbito da graduação. A ideia é construir uma cultura de troca de saberes e de experiências", comenta Bréscia Nonato.

Descrição Imagem
Formação em projetos de ensino-aprendizagem, ofertada em 2022 pelo GIZ Carol Carvalho | Prograd UFMG

8 de março de 2023

Escola de Engenharia