Evento acadêmico

Quinta, às 17h: direito à educação inclusiva é tema de aula inaugural de formação transversal

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta, 28 de janeiro de 2021, às 17h, será realizada a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. No evento on-line, o professor emérito da UFMG Carlos Roberto Jamil Cury, docente da PUC Minas, tratará do tema Educação inclusiva como direito. A transmissão da atividade será realizada ao vivo pelo canal Acessibilidade e Inclusão – UFMG no YouTube.

Nos últimos meses, o debate sobre o direito à educação inclusiva tem ganhado atenção em diversos espaços sociais e midiáticos. A publicação de um decreto presidencial, em setembro de 2020, que alterou as diretrizes que garantem a educação inclusiva foi um dos motivos para o acirramento dessa discussão. Considerando a relevância social dessa pauta, o objetivo da aula inaugural é estimular uma discussão sobre a educação inclusiva, na perspectiva do direito e dos fundamentos sociais e filosóficos.

“Considero fundamental debater a democratização dos espaços escolares para todos os estudantes, com ou sem deficiência, e independentemente de quaisquer características físicas, culturais, religiosas ou sociais. Essas são algumas das bases que têm fundamentado a formação transversal. Temos acolhido professores e estudantes da Universidade e pessoas da comunidade externa para ampliar os nossos diálogos”, explica a professora Terezinha Cristina da Costa Rocha, coordenadora da formação.

Ensino remoto
A formação conta com a participação de mais de 40 professores de diferentes unidades da UFMG e registrou, no último ano, mais de 500 matrículas. Com atividades mantidas no formato remoto, a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão está oferecendo, neste semestre, 12 disciplinas que serão conduzidas por docentes de nove departamentos. Elas abordam temas como educação, saúde, música, comunicação alternativa e representações na mídia.

No fim do ano passado, a formação lançou série de seminários transmitidos pelo YouTube, chamada de Diálogos sobre acessibilidade e inclusão, que reúne atividades de ensino e extensão e é aberta ao público.

Outras informações estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram e em sua página no Facebook. O evento, acessível em Libras, é gratuito e aberto ao público. Serão fornecidos certificados para os participantes que estiverem presentes durante a transmissão ao vivo. O registro será feito na própria plataforma, no momento da aula. Não há necessidade de inscrição prévia.

Descrição Imagem
Carlos Jamil Cury é professor emérito da UFMG e docente na PUC Minas Foca Lisboa / UFMG