Quinta, às 19h30: atriz e professora da Unirio interpreta nove personagens em peça que aborda transtornos psíquicos
Em sessão nesta quinta, 14 de novembro, a partir das 19h30, a atriz e professora Nara Keiserman, da Unirio, apresenta o solo Performance '9', que aborda a questão dos transtornos psicológicos de forma delicada, . A apresentação será no 3º andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (sala 4). O evento, gratuito, é aberto à comunidade acadêmica e externa da UFMG.
Com direção de Demetrio Nicolau, que também assina a dramaturgia em parceria com Keiserman, a peça narra a história de Laura Gomes, uma ex-atriz de 85 anos, que começa a desenvolver múltiplas personalidades após um episódio traumático – o diagnóstico oscila entre esquizofrenia e transtorno dissociativo de identidade. Em determinados momentos, ela consegue sair de seu estado catatônico para representar compulsivamente personagens femininos clássicos da literatura dramática.
Nove personagens, nove emoções
Com base em textos de Brecht, Molière, Shakespeare, Sófocles e outros, Keiserman interpreta nove personagens, que contemplam as nove rasas, emoções despertadas pela fruição estética, segundo o Natyasastra, clássico indiano sobre performance. Em tradução livre do sânscrito, são: sringara (amor, erotismo), raudra (raiva, irritação), karuna (tristeza, compaixão), bhayanaka (medo, terror), bibhatsa (repugnância, nojo), vira (coragem, virilidade), hasya (riso, cômico), adbhuta (maravilhamento, admiração) e santa (serenidade, paz).
Terceiro projeto do coletivo Delicadas Criaturas, a peça estreou neste ano no Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro. “Notamos que há uma grande tendência e interesse por peças que falam sobre comportamentos decorrentes de transtornos psíquicos e ficamos com vontade de montar um espetáculo sobre o tema. Aliado a isso, vamos trabalhar os elementos-chave do rasaboxes, método de treinamento para o ator criado pelo encenador norte-americano Richard Schechner, que passa por nove emoções diferentes”, explica o diretor Demetrio Nicolau.
Para Nara Keiserman, coordenadora do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento da Unirio, o trabalho proposto por Demetrio Nicolau foi um desafio estimulante: “Quando ele teve a ideia, fiquei logo muito animada. Nove personagens, nove emoções, nove clássicos! Um desafio, uma alegria. Na criação dessas personagens, a voz veio antes. Decidida a voz, cada corpo foi se desenhando”.
A iniciativa é uma realização do grupo Delicadas Criaturas, em parceria com disciplina Comunicação e Expressão, ministrada pelo professor Juarez Guimarães Dias, o Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) e Laboratório de Pesquisa Artes do Movimento (Labam).
O Delicadas Criaturas foi fundado em 2021 pelo diretor Demetrio Nicolau, pelos atores e professores Nara Keiserman e Marcus Fritsch (Unirio) e pelo cenógrafo e figurinista Carlos Alberto Nunes.