Programa Lemonade anuncia 'startups' finalistas nesta quinta

O Lemonade, um dos principais programas de aceleração de negócios em estágio inicial do Brasil, anunciará as startups finalistas de sua 16ª edição na quinta-feira, dia 25 de junho de 2020, às 16h, no YouTube. Promovida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), a iniciativa tem o objetivo de desenvolver empreendedores com propósito de transformar ideias em negócios de alto impacto. O evento é aberto ao público, e os interessados podem confirmar a presença na plataforma do Santander X.

O Lemonade funciona como uma jornada empreendedora gratuita com conteúdos, palestras, mentorias, workshops e bancas avaliadoras. A metodologia é dividida em duas fases: a primeira é baseada na modelagem de negócio, em que os participantes aprendem sobre validação de dor de mercado (ou seja, se o negócio pode solucionar um problema apresentado pelo mercado), MVP (Produto Mínimo Viável), pitch (apresentação para investidores), marketing e vendas, entre outras questões.

Na segunda fase, uma banca seleciona as startups com maior grau de evolução para seguirem se informando sobre desenvolvimento de produto, iniciação no mercado, planejamento estratégico, planejamento financeiro, vendas e outros temas.

São avaliados a metodologia e a participação de mentores e palestrantes com experiência em tecnologia e inovação. Agentes do Lemonade acompanham todo o processo de aceleração, auxiliando os empreendedores nos seus desafios e realizações diárias

Dinâmica digital
Nesta edição, o programa adaptou-se ao cenário imposto pela Covid-19 e realizou suas dinâmicas integralmente on-line. A mudança garantiu segurança a todos os participantes, flexibilidade para o acompanhamento das atividades, além da expansão de sua rede de fomento ao empreendedorismo. “Rompendo a barreira física, conseguimos convidar mentores e palestrantes de outras cidades e estados. Nossa rede, já consolidada com cerca de 300 profissionais, estendeu-se a outras rotas de inovação do país, proporcionando apoio diferenciado às startups”, ressalta Felipe Torquetti, integrante do setor de marketing do Lemonade.

Outra novidade foi a aproximação com o ambiente acadêmico e científico. “Nas últimas iniciativas, levantamos os desafios que as universidades enfrentam para conectar suas soluções com o mercado e a sociedade. Assim, o programa passou por adaptações para também atender às necessidades de pesquisadores que desejavam desenvolver e aplicar suas tecnologias”, completa Torquetti.

De acordo com a participante Ludmila Baltazar, sócia-fundadora da startup Micologistas Associados, formada por professores e alunos da UFMG para a identificação de fungos, o formato on-line incentivou a participação de toda a equipe. “Nosso tempo foi otimizado para acompanhar e participar de todas as dinâmicas do programa, o que talvez não fosse possível no formato presencial. O Lemonade ajustou seu cronograma, criou canais de contato para estimular a conexão entre participantes e profissionais e estimulou a pesquisa sobre inovação e empreendedorismo”, ressalta.

Transbordamento
Em 2020, o programa completa cinco anos de fomento ao ecossistema de empreendedorismo e inovação. “O Lemonade é a realização do sonho de várias pessoas que acreditam na transformação do país pela inovação. Com nossa metodologia de aceleração de negócios, atraímos mais de R$ 6 milhões em investimento”, afirma Ramon Azevedo, diretor da Fundep.

O presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, destaca que o fomento à inovação e ao empreendedorismo dentro das universidades é fundamental para impactar a sociedade. “O Lemonade funciona como um mecanismo para que o conhecimento transborde de sua fonte básica – a universidade – para o setor produtivo e comercial. Em cada edição do programa, trazemos novidades. Na 16ª, consolidamos a relação com outra iniciativa da Fundep, o Outlab, que aprimora o setor comercial de laboratórios da Universidade. Com uma abordagem mais sistêmica, nosso objetivo é apoiar de forma efetiva a inovação, que gera PIB. Neste momento de pandemia, fica mais evidente a importância da relação entre academia e indústria para melhorar as condições de vida no país."

Das 30 equipes selecionadas para a 16ª edição do Lemonade, 17 permanecem na segunda fase do programa e podem ser destaque no Demoday – evento em que as startups finalistas têm a oportunidade de apresentar ao mercado, à sociedade e a investidores a evolução alcançada na aceleração e suas perspectivas de sucesso.

(Com Assessoria de Comunicação Social da Fundep)

Descrição Imagem
Programa adaptou-se ao formato digital Fundep