Cursos

Quinta, às 19h: pesquisadoras de filosofia e psicanálise abordam desafios 'em tempos de obscurantismo'

Ver cartaz do evento >

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) promove nesta quinta-feira, 19 de agosto de 2021, às 19h, mais um webinário do ciclo Desafios do conhecimento para um mundo melhor, que reúne pesquisadores de áreas diversas do conhecimento para discutirem as principais crises enfrentadas pela sociedade.

Desta vez, o evento terá como tema Filosofia e psicanálise em tempos de obscurantismo, com participação das professoras da UFMG Cristiane de Freitas Grillo, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, e Patrícia Kauark, do Departamento de Filosofia da Fafich. O encontro terá mediação de Fabian Fajnwaks, professor do Departamento de Psicanálise da Université Paris 8.

Os encontros têm sido realizados desde maio deste ano, sempre com transmissão pelo canal do IEAT no YouTube. Os participantes recebem certificados. Conheça o cronograma da série de webinários.

Os desafios da tecnologia
De acordo com os organizadores, os inúmeros avanços tecnológicos iniciados no século 20 abriram diversas perspectivas de uma nova era para a humanidade. Mas há benefícios e desafios. O consumismo desenfreado, a destruição da natureza, a circulação de fake news e os seus impactos nas democracias, o agravamento das desigualdades e do desemprego são alguns exemplos das principais adversidades que precisam ser enfrentadas.

Os webinários estimulam a reflexão sobre as crises e sobre potenciais saídas para a humanidade. “Novas formas de convivência, de educação, bem como melhores esquemas de representação política, de garantia efetiva das liberdades e de direitos e novos modelos de organização econômica são essenciais na busca de um desenvolvimento harmônico e para o bem comum”, destaca o texto de apresentação do ciclo.