Quinta, às 19h: lançamento do livro 'Patrimônio, informação e mediações culturais'
Mesa-redonda agendada para esta quinta-feira, dia 5 de novembro de 2020, a partir das 19h, vai marcar o lançamento do livro Patrimônio, informação e mediações culturais, organizado pelos professores Rubens Alves da Silva, Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Frederico Luiz Moreira e Samanta Coan, vinculados ao Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (Neppamc), da Escola de Ciência da Informação. O evento, que terá transmissão pelo canal do Neppamc no YouTube, reunirá os professores Diana Taylor, John C. Dawsey e César Geraldo Guimarães.
A obra toma como ponto de partida a arqueologia da comunicação, de Walter Benjamin, segundo a qual as tecnologias da informação surgem em estratos recentes, de superfície. No entanto, ponderam os organizadores, "estratos mais fundos revelam uma grande tradição narrativa que se associa a sociedades artesanais. Nessas sociedades, a mão do artesão entra em contato com o material de sua criação. A voz que narra ressoa no corpo. Viajantes corporalmente atravessam espaços. A memória se afunda no tempo e no corpo do narrador". Para eles, a leitura dos artigos da coleção revela um movimento semelhante.
O livro começa com uma série de artigos sobre tecnologias da informação. A seguir, em uma “camada mais funda”, muitos textos abordam as disputas por patrimônios, pela memória e pela interpretação dos sentidos da tradição – vários deles discutem práticas artesanais.
Por fim, a coletânea reúne textos sobre narrativas, memória e performance, que, embora possam sugerir uma jornada em direção ao passado, “também nos remetem ao aqui e agora e a grupos e comunidades em estado de risco”, ressalta o trio de organizadores.
O e-book está disponível para download no site do Neppamcs.