Evento cultural

Recitais de viola e violino são a atração da IV Jornada 'Concertistas em Pauta'

Ver cartaz do evento >

Em sua IV edição, que acontecerá na quarta-feira, 25 de setembro, às 18h10, no auditório 101 do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 3 da UFMG, a Jornada Concertistas em Pauta trará os renomados instrumentistas Rommel Fernandes, violino, e Iberê Carvalho, viola. No programa do concerto, serão executadas obras de Beethoven (Abertura Coriolano, Op.62), Mozart (Sinfonia Concertante, KV 364) e Haydn (Sinfonia n.104). O evento éseguido por bate-papo com o público. A atividade é aberta ao público.

O projeto visa influenciar positivamente aspirantes à profissão de músico, músicos amadores e os melômanos - ou seja, aqueles que têm paixão pela música. Idealizada pela professora e maestrina Iara Fricke Matte, a Jornada propõe estabelecer um 'contato direto' do público com concertistas experientes, por meio das duas atividades: apresentação pública do concertista com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG, seguida de um bate-papo do convidado com a plateia.

Cada Jornada é dedicada a um instrumento diferente, dirigida prioritariamente aos membros de orquestra ou banda sinfônica do estado de Minas Gerais, mas também aos demais interessados.

Os concertistas

Rommel Fernandes é atualmente o Spalla Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e mantém intensa atividade como solista, recitalista e músico de câmara. Doutor e mestre em Música com “Honors” pela Northwestern University (EUA), Rommel frequentou também o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA).

Ainda nos EUA, foi membro da Chicago Civic Orchestra, atuou como músico convidado das Orquestras Sinfônicas de Boston (em Tanglewood) e Chicago (na série MusicNOW de música contemporânea) e fez parte do corpo docente da North Park University. Natural de Maria da Fé – MG, Rommel iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o Bacharelado em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.

Iberê Carvalho mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista, camerista e violista convidado. Leciona regularmente em festivais e masterclasses livres. Iniciou seus estudos em João Pessoa com os professores Magno Job e Samuel Espinoza. Obteve o título de bacharel pela UFMG sob orientação do professor Carlos Aleixo e foi orientado em música de câmara pelos professores Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini.  Mestrando pela Hochschule für Musik und Dastelle Kunst Frankfurt Main, é membro e fundador do Quarteto Antos, atuando como solo viola na Orquestra ORSO em Berlim e Freiburg. Foi premiado em vários festivais e concursos brasileiros, tendo atuado como convidado de importantes orquestras profissionais brasileiras.

(Fonte: Setor de Comunicação Institucional - Escola de Música da UFMG)

Descrição Imagem
Evento será no CAD 3 Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica