Evento acadêmico

Rede de Museus lança projeto para avaliar riscos do patrimônio científico-cultural

A Rede de Museus lançará, nesta segunda-feira, 9 de maio de 2022, às 14h, o projeto Diagnóstico e planejamento estratégico para o aprimoramento da gestão de riscos em espaços da Rede de Museus e espaços de ciências e cultura da UFMG. A iniciativa, que será desenvolvida nos próximos 12 meses, propõe identificar, mitigar e eliminar riscos referentes à integridade física do patrimônio científico-cultural de 16 espaços que integram a Rede.

O projeto prevê a elaboração de um planejamento com medidas preventivas, de controle e de respostas a eventos emergenciais, potencializando a definição estratégica de ações, prioridades e alocação de recursos em relação ao conjunto de acervos, equipamentos e edificações desses espaços. Sem transmissão aberta, o encontro virtual, que marcará o início das atividades, reunirá a equipe do projeto e representantes dos espaços e da coordenadoria da Rede de Museus.

Mobilização pela preservação
As atividades técnicas estarão sob responsabilidade de profissionais de museologia, conservação e restauração e engenharia civil. O apoio é do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da Escola de Belas Artes. As ações contam, ainda, com a participação de bolsistas de extensão e de iniciação científica da UFMG.

Participam do projeto o Acervo Curt Lange, o Centro de Coleções Taxonômicas, o Acervo de Escritores Mineiros, o Museu Casa Padre Toledo, instalado em Tiradentes, os museus da Escola de Arquitetura, da Matemática e de Ciências Morfológicas, além de centros memórias espalhados em várias unidades, como a Escola de Engenharia e as faculdades de Letras, Farmácia e Medicina.

Descrição Imagem
Com o apoio técnico do Cecor, da Escola de Belas Artes, projeto propõe identificar, mitigar e eliminar riscos referentes à integridade física do patrimônio científico-cultural de 16 espaços que integram a Rede Lucas Braga | UFMG