Evento acadêmico

Segunda, 9h30: webinar discute estratégias de leitura e escrita de textos acadêmicos em inglês

Ver cartaz do evento >

Na segunda-feira, 31 de agosto de 2020, às 9h30, a professora Bróna Murphy, da Universidade de Edimburgo (Escócia), fará a palestra Don’t just read and leave… stay and engage with your text, em que vai discutir estratégias de melhorias no engajamento em leitura e escrita de textos acadêmicos em inglês.

O evento é organizado pelo Núcleo de Línguas para Fins Acadêmicos (Nelfa), da Faculdade de Letras, com apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG.

Bróna Murphy vai apresentar cinco passos-chave para ajudar o estudante a se engajar com os textos acadêmicos de forma efetiva e a transformar o modo como a leitura acadêmica é feita e pensada. A professora também destacará a forte relação entre leitura, pensamento crítico, engajamento e escrita, as implicações práticas dos elementos e defenderá que a ciência dessa relação é extremamente importante para os alunos.

Mestre em Ensino de Inglês e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Limerick, na Irlanda, Murphy tem vasta experiência em educação e linguística e leciona Educação da Língua Inglesa em programas de mestrado na Escola de Educação Moray House da Universidade de Edimburgo.

Seus projetos de pesquisa incluem a análise do processo de prática reflexiva em corpora de formação de professores e a exploração de variáveis sociolinguísticas relacionadas a idade, gênero e identidade (muçulmana) em corpora falados. Bróna Murphy também participa de projeto que explora aspectos da linguagem e da sociedade em um grande corpus de novelas irlandesas.

A apresentação, em língua inglesa, será transmitida na plataforma Zoom e pelo canal da DRI no YouTube. As inscrições devem ser feitas aqui.

O Zoom aceita até cem usuários, por isso os primeiros inscritos receberão o link para a apresentação na plataforma, e os demais poderão assistir à palestra no YouTube.

Descrição Imagem
Bróna Murphy: educação da língua inglesa Universidade de Edinburgh