Evento acadêmico

Semana da Comunicação UFMG 2019

Ver cartaz do evento >

De 4 a 8 de novembro, será realizada a Semana da Comunicação UFMG 2019, evento promovido pelo Departamento de Comunicação Social (DCS) da Fafich. Com o tema Diálogos e interfaces, a programação do evento ocupará quatro prédios do campus Pampulha ao longo da semana. Além de mesas-redondas, a programação conta com oficinas e exposições que abordarão temas como a história do DCS, programação para comunicadores e colagens digitais.

A participação na Semana da Comunicação é gratuita e aberta ao público. A inscrição pode ser feita neste link.

Estudos e práticas

O objetivo do evento é promover e estimular discussões entre alunos, pesquisadores e profissionais do mercado e fomentar a troca de conhecimento sobre temas relevantes para estudos e práticas da comunicação.

A abertura oficial, às 8h30 do dia 4, acontecerá  no auditório 104 do CAD 2, seguida da mesa 'Desafios da comunicação e da participação em tempos de crise das instituições', que contará com a presença da deputada federal Áurea Carolina e da professora da Faculdade de Direito da UFMG Marcella Gomes.

Hildegarda e historicidades

Um dos destaques da programação é a Jornada Hildegarda de Bingen, organizada por Nísio Teixeira professor do Departamento de Comunicação Social (DCS), com participação dos professores André Miatello e Sérgio Canedo, dos departamentos de História e Música da UFMG, respectivamente.

A Jornada celebra os 840 anos de Hildegarda, monja beneditina alemã que foi compositora, escritora, poetisa e dramaturga, além de teóloga, pregadora, naturalista e médica informal. As atividades da Jornada serão realizadas na Fafich e na Escola de Música da UFMG, no campus Pampulha.

Atividades

Os outros prédios que receberão a programação da Semana são os centros de Atividades Didáticas 2 e 3. O CAD 3 abrigará o X Encontro Historicidades dos Processos Comunicacionais, evento anual da rede Historicidades, formada por grupos de pesquisa em comunicação.

O evento reúne pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFMG, da UFBA, da UFRJ, da UFPI, da Uerj, da USP, da Ufop, da UFRB e em Informação, Comunicação e Saúde, da Fiocruz.

A programação completa da Semana está disponível em seu site oficial.

(Fonte: Semana de Comunicação 2019)

Descrição Imagem
Fafich é uma das unidades que sedia o evento Lucas Braga/UFMG