Evento acadêmico

Semana da Enfermagem discute liderança e cuidado

Começa nesta segunda-feira, 10 de maio de 2021, a 30ª Semana da Enfermagem do Campus Saúde, evento promovido pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh em parceria com a Escola de Enfermagem. Com o tema central Uma voz para liderar: uma visão para o futuro dos cuidados de saúde, a Semana tem o objetivo de promover o debate sobre liderança e cuidado e as relações de trabalho no hospital. O evento será realizado em meio à pandemia do novo coronavírus, que evidenciou o papel e a importância dos profissionais da enfermagem para a manutenção da vida.

“Só no Brasil, são mais de 2 milhões de profissionais da enfermagem. É uma luta muito forte e antiga pelo reconhecimento profissional, piso salarial digno, fixação de uma carga horária adequada. Durante a pandemia, a enfermagem tem ganhado muita visibilidade. Aqui no HC, nossa resiliência foi muito testada. Nos momentos de adversidade, percebemos a humanidade, o compromisso e a responsabilidade dessa equipe”, afirma a chefe da Divisão de Enfermagem do HC-UFMG/Ebserh, Paula Cristina Vasconcelos.

Neste ano, o evento será 100% virtual. A programação, que prossegue até o dia 14, abordará assuntos como automatização do trabalho, uso dos temperamentos humanos na liderança da enfermagem, linhas de cuidado afetadas pela pandemia, gerenciamento de conflitos e imunizações.

As palestras, que serão gravadas, estarão disponíveis no site do Centro de Telessaúde e no canal da Escola de Enfermagem no YouTube. Veja a programação.

Abertura
A abertura da  30ª edição da Semana da Enfermagem da UFMG terá a participação da superintendente do HC, Andréa Maria Silveira, do gerente de Atenção à Saúde do Hospital, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, da diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, e da chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Paula Cristina Vasconcelos.

Alguns temas de discussão do evento são os mesmos da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que  tem sua 82ª edição neste ano. A SBEn ocorre no período de 12 a 20 de maio, datas muito significativas na história da enfermagem. Em 12 de maio de 1830, nasceu Florence Nightingale, considerada a criadora da enfermagem moderna, e no dia 20 de maio de 1880, faleceu Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil.

"A Semana de Enfermagem é o momento para refletirmos sobre as contribuições desse campo no âmbito assistencial, de pesquisa e educação e para valorizarmos nosso trabalho”, afirma a enfermeira do HC-UFMG Aline Borges, presidente da comissão organizadora do evento.