Evento acadêmico

Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno: inscrições

Ver cartaz do evento >

Estão abertas, até 15 de julho de 2019, as inscrições para comunicação oral e pôsteres do 'Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno'. O evento acontece na UFMG e Ufop, no período de 2 a 6 de setembro. As informações sobre as inscrições podem ser obtidas neste endereço: https://bit.ly/2Xq5Tbw

Estão confirmadas as presenças de Roger Chartier, Guillermo Wilde, Fabián Vega, Ana Paula Megiani e Guadalupe Rodriguez, especialistas renomados no tema do evento.

Os pesquisadores vão apresentar e debater artigos que produziram especialmente para o dossiê temático 'Cultura Escrita no Mundo Moderno', da Revista Varia História (v.35, n.68, mai./ago. 2019 - https://bit.ly/2X80BSs), publicação acadêmica do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. A edição será lançada durante o evento.

Tal como o Dossiê, o seminário vai abordar temas relacionados à produção escrita no mundo ocidental no período Moderno, no que diz respeito aos discursos, às práticas, às representações e aos processos de produção, circulação, uso e preservação, incluindo aspectos técnicos e materiais que revelam as relações sociais e os agentes envolvidos.

As abordagens serão metodológicas, historiográficas e/ou monográficas, tendo como objeto de análise os impressos, os manuscritos ou a relação entre as duas tecnologias da escrita.

Haverá também Simpósios Temáticos, com comunicações orais e pôsteres. 

Conferência de abertura - temas e palestrantes

Tema: Saberes de la conversión: Jesuítas, indígenas e impérios coloniais em las fronteras de la cristandade.
Guillermo Luis Wilde Salmoral - Investigador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) e professor da Universidad Nacional de San Martín, Argentina. Suas investigações concentram-se nas relações entrejesuítas e indígenas através da cultura textual.

Palestra: Mobilidade dos textos e diversidade das línguas: Traduzir nos séculos XVI e XVII
Roger Chartier – Um dos mais conhecidos historiadores do mundo, especialista na História dos Livros e da Leitura. Professor no prestigiado Collège de France, Directeur d'études na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Annenberg. Possui diversas obras publicadas em português.

Palestra: De la indiferencia entre lo temporal y lo eterno. Élites indígenas, cultura textual y memoria en las fronteras de América del Sur
Fábian Roberto Vega – Professor da Universidad de Buenos Aires. Bolsista do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet). Investiga as bibliotecas jesuíticas e a circulação de saberes nas reduções guaranis no século XVIII, nos contextos de evangelização e intercâmbio cultural.

Palestra: Escritos breves para circular: relações, notícias e avisos durante a alta idade moderna.
Ana Paula Torres Megiani – Professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, na área de História Ibérica. Coordena o Finisterra_Lab - Laboratório de Estudos sobre os Impérios Ibéricos (sécs. XV-XVIII) e o Centro de Apoio à PesquisaHistórica. Pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP, responsável peloconvênio FFLCH-USP/Instituto Camões de Portugal.

Palestra: Primeros vagidos de tipografía y biblioiconografía mexicana del siglo XVI
Guadalupe Rodriguez Domínguez – Professora da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, México. Investiga principalmente a imprensa mexicana, do século XVI ao XVIII, tema com o qual ganhou o prêmio de Investigação Bartolomé José Gallardo, concedido pelo Ayuntamiento de Campanario en Badajoz, España.

Descrição Imagem
CAD2 sedia seminário Lucas Braga/UFMG