Evento acadêmico

Seminário discute gestão da informação no Brasil e em Portugal; inscrições abertas

A gestão da informação na atualidade e suas complexidades serão discutidas no em seminário internacional que será realizado no dia 6 de setembro de 2022, a partir das 9h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. O evento reunirá pesquisadores do Brasil e de Portugal.

As inscrições são abertas ao público geral e devem ser feitas no site de gestão de eventos da UFMG. Participantes que confirmarem presença no dia do seminário receberão certificados.

A programação inclui palestras e debate com o público. Eliane Pawlowski, residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG e integrante da equipe de organizadores, explica que o evento vai abordar a importância da informação no atual cenário de intensa competição e contínuo desenvolvimento tecnológico das organizações.

"A gestão eficaz da informação implica processos diferenciados que envolvem desde a tecnologia e segurança de dados até o comportamento dos indivíduos no uso e compartilhamento de informação", destaca Eliane, que atua como pesquisadora na UFMG e na Universidade do Porto.

Ideologemas, digital e lei de dados
Após a abertura, às 9h, o professor Armando Malheiro, da Universidade do Porto, em Portugal, ministrará palestra sobre o projeto de gestão da informação e cultura digital nas Pequenas e Médias Empresas Industriais de Portugal (Gipmei). A iniciativa visa compreender as práticas comportamentais que permeiam a gestão da informação e desenvolver um modelo de gestão da infocomunicação e memória ativa nessas empresas.

Às 9h45, a professora Sónia Estrela, da Universidade de Aveiro, também em Portugal, falará do diagnóstico sobre gestão da informação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas. Seu foco está na informação como subsídio para a tomada de decisão por gestores. Sónia aponta que, globalmente, as PME portuguesas apresentam muitas dificuldades na forma como gerem a informação, apostando pouco nas tecnologias e não encarando esse processo como estratégico.

Logo após, às 10h15, o professor Claudio Paixão, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, ministrará a palestra Sob o signo de Ulisses: ideologemas da inovação na construção da identidade portuguesa e seus potenciais (mal aproveitados) em Portugal e no Brasil. Segundo o professor, os ideologemas – termos ou expressões que induzem uma determinada ideologia – constroem a base do imaginário social e são capazes de estimular e motivar as pessoas para a ação, inclusive de inovação e empreendedorismo.

Luis Borges Gouveia, professor da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, falará, às 10h45, dos desafios para a gestão da informação no digital. Na apresentação, Gouveia proporá uma reflexão que sistematiza alguns dos desafios mais relevantes para que uma organização possa ser capaz de gerir sua informação em um contexto como o atual e, assim, prosseguir o seu percurso com sucesso.

A última palestra será às 11h45, com o professor Claudio Pessoa, da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. A palestra abordará a importância da gestão e proteção da informação, que, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, passou a ser condição fundamental para conformidade à lei e às normas de segurança. Também mostrará que utilizar a informação alinhada à gestão empresarial, com segurança, cria diferencial competitivo no mercado.

Organizadores
O evento é organizado pelo Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GediiI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto, ambas em Portugal. A iniciativa tem apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da ECI e do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem), que atua na Universidade do Porto como plataforma de investigação transdisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ieat.

Seminário Internacional Luso-Brasileiro
Gestão da informação: segurança, tecnologia e inovação
Data: 6 de setembro de 2022
Horário: das 9h às 12h30