Evento cultural

Sertão é tema de filmes e leitura dramática no terceiro dia do 18º Festival de Verão

O terceiro dia do 18º Festival de Verão UFMG prevê a exibição de três filmes e uma encenação no Espaço do Conhecimento UFMG, leitura de Grande Sertão: Veredas pelo ator Odilon Esteves e a continuidade das atividades da Festa do Livro UFMG, que neste ano é integrada à programação do evento. 

Leitura na Praça
O dia começa com a performance Remetente, de Adelita Siqueira, na Praça de Serviços, no campus Pampulha. A partir das 11h, a atriz interpretará a personagem Consthancia, uma escritora de cartas, que convida os passantes a olharem em seus olhos para receber uma carta poética. A “remetente” é a própria Consthancia, e o próximo destinatário pode ser qualquer pessoa que aceite esse convite para olhar em seus olhos e se permitir ser observado, lido e transformado em poesia. A performance abriu as atividades do Festival de Verão nesta segunda-feira e terá uma última sessão na quinta-feira, 14 de março, no mesmo horário.

Às 12h, também na Praça de Serviços, será lançado o catálogo bilíngue Polímatas, que traz textos e imagens sobre a exposição coletiva homônima realizada em parceria com a então Diretoria de Ação Cultural da UFMG, que ocuparam, além da Reitoria, espaços na Escola de Belas Artes, Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de 21 de maio a 13 de setembro de 2019. O lançamento terá uma mesa-redonda com a presença dos integrantes da comissão curadora do Circuito polímatas

No mesmo local, às 12h30, o ator Odilon Esteves apresenta uma leitura dramática de trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com foco na relação de Riobaldo e Diadorim. Às 13h, a Praça recebe o lançamento coletivo de nove obras de editoras presentes na feira – entre elas, o livro Canção sertaneja e política agrária durante a ditadura militar (Editora UFMG), de Marcela Telles Elian de Lima. A lista completa dos lançamentos e demais informações sobre a Feira do Livro podem ser consultadas em seu site.

Sertão mundo
Das 19h às 23h, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG volta a exibir três filmes. O Pedrês, da Sertão Mundo, sobre a condução ritmada de uma boiada que trilha um caminho sem volta. Em Por dentro do manto do vaqueiro, o público é convidado a conhecer um poema ilustrado e inspirado na instalação O manto do vaqueiro, da exposição virtual Sertão mundo. Por fim, O sertão é o mundo! mostra dois contadores de histórias que narram características presentes no sertão.

A partir das 19h, o museu recebe o Grupo Parangolé para a encenação da peça Marieta e Mariola nas teias da narração. Duas contadoras de histórias viajam pelo mundo recolhendo cantos e contos. 

Veja a programação no site do 18° Festival de Verão UFMG.

Descrição Imagem
Cena de 'O pedrês', produção que mostra condução ritmada de uma boiada que trilha um caminho sem volta Imagem: reprodução

Ficha técnica

Terceiro dia do 18º Festival de Verão UFMG
Data: 13 de março de 2024

Serviço

13 de março de 2024

UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca